Pouso Alegre

Prefeitura assume entrega de medicamentos de alto custo do Estado e da União

Medicamentos estão sendo entregues na Farmácia de Minas, na Unidade Esplanada, que atende cerca de 2.500 pacientes por mês

Iago Almeida / 10 setembro 2025

Foto: PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre/MG assumiu a entrega dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), de responsabilidade do Governo do Estado de Minas Gerais e do Ministério da Saúde. A informação foi confirmada nesta terça-feira (9/9).

Inclusive as insulinas, que são de responsabilidade do Estado e estavam sendo distribuídas na Secretaria de Saúde, agora, assim como todos os demais medicamentos do Estado destinados a pacientes de Pouso Alegre, estão sendo entregues na Farmácia de Minas, na Unidade Esplanada.

O endereço é Rua Miguel Saponara, 15, no Bairro Esplanada. O local atende das 8h às 16h.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é agilizar a dispensação, garantindo que os pacientes do município recebam seus tratamentos com mais rapidez e comodidade. A mudança refere-se apenas ao local de retirada e é válida somente para pacientes residentes em Pouso Alegre.

Foto: PMPA

A Prefeitura disse ainda que os demais pacientes continuam sendo atendidos no local habitual. Não haverá alterações na regularidade, quantidade ou na responsabilidade do Governo do Estado de Minas Gerais e do Ministério da Saúde em adquirir e distribuir os medicamentos do CEAF.

Os medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são organizados de acordo com a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, que classifica os tratamentos em três componentes: Básico, Estratégico e Especializado.

A secretária municipal de Saúde, Mônica Mendes, explica que os medicamentos do CEAF são utilizados contra doenças que representam problemas de saúde pública e têm grande impacto socioeconômico.

“São medicamentos pré-selecionados pelo Estado e oferecidos através de processos específicos. Geralmente, são de alto custo, mas são fornecidos gratuitamente aos pacientes. Essa mudança garante maior agilidade, organização e proximidade no atendimento, trazendo mais segurança e comodidade para a população de Pouso Alegre”, destaca a secretária.

Mais Lidas