
Foto: Magson Gomes/Terra do Mandu
A SAF do Pouso Alegre já está se movimentando para montagem do elenco e comissão técnica, para disputa do Campeonato Mineiro de 2026. De acordo com o diretor de futebol do clube, Fabrício Tavares, cerca de 60% do elenco já está definido.
Os nomes não foram revelados pelo diretor, que também informou que o técnico para a próxima temporada está definido e deve ser anunciado nos próximos dias, ainda em setembro. O novo diretor estava no Uberlândia, onde atuou na mesma função em 2025 e ajudou o clube a conquistar o vice-campeonato do Troféu Inconfidência.
Além da montagem do elenco, no Pouso Alegre SAF ele será responsável ainda pela gestão das operações do clube. O novo dirigente diz que buscará um elenco forte e competitivo, para ir bem no Mineiro e conquistar vaga na Copa do Brasil e Série D do Brasileiro em 2027.
“O quanto o Pouso Alegre é importante pro futebol mineiro, isso foi o que me mobilizou para vir participar desse projeto. Eu acredito que a gente tem muita capacidade para fazer um elenco forte, elenco competitivo. Nós precisamos novamente trazer o calendário 2027 pro clube. Nós vamos em busca de fazer nossos objetivos principais: chegar na final do troféu Inconfidência e, porque não, nos tornarmos campeões do interior, brigar entre os quatro”, disse o novo dirigente.
Fabrício Tavares foi apresentado para a imprensa no Estádio Manduzão, na tarde desta sexta-feira. Ele destacou que o clube está fazendo investimentos para que ele possa escolher bons jogadores, que devem ser anunciados em breve. Segundo ele, 60% do elenco está montado, com pré-contratos encaminhados.
“Hoje eu encontro um clube aqui com a parte financeira organizada, que quer fazer investimento para gente trazer bons jogadores e assim vai ficar mais fácil. Futebol não tem a ciência exata, mas quando você tem orçamento e autonomia para poder fazer o melhor, vocês podem ter a certeza que nós vamos montar um time competitivo e brigar por coisa grande, que é isso que o torcedor espera da gente”, completou o novo diretor.
Em 2025, o elenco do Pousão tinha jogadores mais novos e jovens. Questionado, o novo diretor disse que o perfil do elenco de 2026 terá, segundo a filosofia de trabalho dele, é mesclar atletas experientes com atletas novos. “Sabemos que é um campeonato difícil, que precisamos ter atletas experientes e decisivos. Mas, também não podemos abrir mão de jovens e talentos que, inclusive, já no nosso elenco. E vamos observar também atletas da base”, disse ele.
“Lógico, nós vamos disputar atletas hoje com a primeira divisão de São Paulo. E é assim que nós vamos trabalhar na formatação. Pode ter certeza que vão vir jogadores comprometidos, compromissados, de alto nível, para a gente alcançar todos os objetivos, todos os calendários que o clube precisa. A Série D tá na reta final, a Série C vai começar a fase decisiva e a Série B a gente sabe que tem alguns atletas ali que nos interessa. E a gente está monitorando para poder concretizar os outros 40% do elenco”, encerrou o novo diretor.
Seria Danilo, ex-Corinthians e São Paulo?
Desde o fim da Série D do Campeonato Brasileiro, há especulação entre os torcedores do Pousão, sobre uma possível vinda do ex-jogador Danilo Gabriel de Andrade ao Pouso Alegre. Conhecido popularmente como Danilo, que atuou pelo Corinthians e São Paulo, alguns torcedores cogitaram que ele poderia ser o novo comandante da equipe para 2024.
As especulações começaram na última rodada da primeira fase da Série D deste ano, quando Danilo esteve no Estádio Manduzão, onde acompanhou a partida entre Pouso Alegre e Água Santa, que acabou com eliminação do time mineiro. O meia-atacante assistiu ao jogo dos camarotes do estádio e conversou ao vivo com o Terra do Mandu, durante a transmissão.
Danilo é ex-jogador de futebol, revelado pelo Goiás e que foi campeão do mundo pelo Corinthians e pelo São Paulo. Após encerrar a carreira como jogador, tornou-se treinador e em janeiro de 2021 assumiu o time sub-23 do Corinthians, cargo que deixou em 20 de junho de 2024, demitido pela diretoria do clube, dois dias após derrota do Alvinegro para o Cruzeiro por 6 a 0.
Em 25 de janeiro de 2024, treinando o Corinthians na decisão da Copinha, diante do Cruzeiro, conseguiu um feito inédito, com o título do torneio, primeiro profissional que na Neo Química Arena foi campeão como treinador e como jogador. Agora, fica a dúvida, seria Danilo o novo comandante do clube?