Região

PM resgata ave e homem é preso por manter o animal em cativeiro

Policiais receberam denúncia e encontraram Periquitão Maracanã com asas cortadas e debilitado. Homem cometeu crime ambiental.

Nayara Andery / 03 setembro 2025



Periquitão Maracanã foi resgatado em cativeiro, após denúncia em Jacutinga. Imagem PMMG.

Uma denúncia levou a Polícia Militar a resgatar um Periquitão Maracanã e prender o homem que mantinha a ave em cativeiro, em Jacutinga. A ocorrência aconteceu no bairro Verde Vale, por volta de 19h desta terça-feira (2/9).

A ave silvestre estava com as asas cortadas e sem várias das penas. O morador do local foi identificado pela PM. Ele não tinha a autorização específica do Ibama, necessária para criação da ave. O homem, de 32 anos, foi preso por crime ambiental.

Ele foi liberado após assinar o Termo Circunstanciado de Ocorrência em que se comprometeu a comparecer perante a justiça para responder pelo crime. A audiência foi marcada para a segunda quinzena de setembro.

A ave foi encaminhada para a Polícia Militar do Meio Ambiente. Uma equipe de biólogos parceiros da PMMA devem analisar o estado de saúde do animal.

Mais Lidas