Setembro deve ter mais calor e até 50mm de chuva acima da média no Sul de Minas

Esse mês marca a chegada da primavera. Confira previsão do Instituto Nacional de Meteorologia para setembro e alertas para esta semana.

Nayara Andery / 01 setembro 2025



Setembro deve ser marcado por calor e chuvas dentro da média para a maior parte do país, exceto para algumas regiões do Norte, Sul do país e o Sul de Minas. No Extremo Sul de Minas, o volume de chuva pode chegar a 50 mm acima da média para o período.

Os dados fazem parte do estudo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este mês marca o fim do inverno (21/9) e início da primavera (22/9).

Alertas

A primeira semana de setembro começa com alertas do Inmet, para grande parte do país do país até a manhã desta terça-feira (2/9). A umidade do ar deve ficar entre 30% e 12% na região central do país, que atinge até a parte do triângulo ao norte de Minas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é de 40 a 60%.

Tem alerta de vendaval e acumulados de chuvas e tempestades para parte do litoral do Sudeste e Nordeste, além do extremo Norte e de parte do Sul do país.

Como será setembro

O Inmet ressalta que as exceções à média das chuvas para o mês serão em parte das regiões Norte e Sul do país, com volumes de 50 a 200 mm além do comum para o período.

No Sudeste, a média deve chegar a 50 mm acima da média no Extremo Sul de Minas, sudeste e sudoeste de São Paulo. O mesmo vale para o sudeste do Mato Grosso do Sul.

As temperaturas devem ficar acima da média na maior parte do país. Isso é previsto principalmente em Minas Gerais, Pará, Mato Grosso, leste de Goiás, Distrito Federal.

Vai ser comum ter temperaturas médias acima de 15 °C em áreas do centro-sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro-leste de São Paulo. Nas partes central e oeste de Minas Gerais são esperadas temperaturas mais altas.

A chuva pode beneficiar áreas de pastagens e principalmente colheitas de café e cana-de-açúcar, com menor perdas por excesso de umidade no solo. as temperaturas mais altas podem causar evapotranspiração, o que exige maior atenção dos produtores no cultivo e no processo fisiológico das culturas.

Mais Lidas