Pouso Alegre

MAPA aplica medidas corretivas na Quality, mas nega sinais de roedores; Empresa cita sabotagem

Ministério da Agricultura e Pecuária disse em nota que identificou irregularidades na produção de hambúrgueres congelados e aplicou sanções administrativas contra empresa

Iago Almeida / 29 agosto 2025



Fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estiveram nesta indústria que produz hambúrgueres congelados em Pouso Alegre. A visita aconteceu após denúncia formal chegar ao órgão sobre o uso de Carne Mecanicamente Separada.

A fiscalização foi realizada na semana passada (20/8). Ao mesmo tempo, a empresa Quality se viu envolvida em uma polêmica após vídeos serem divulgados nas redes sociais, mostrando supostos roedores mortos em uma das máquinas da linha de produção.

Em nota enviada ao Terra do Mandu, o Ministério da Agricultura afirma que a fiscalização na empresa resultou em medidas corretivas, mas que não foram constatados sinais de infestação por roedores nas inspeções realizadas.

O sócio-proprietário da empresa, João Souza mostrou o setor onde acontece a produção dos hambúrgueres. Ele afirma que a empresa foi vítima de uma sabotagem.

Na nota, o MAPA cita que foram constatadas irregularidades como o uso de Carne Mecanicamente Separada (CMS), falhas na higienização de equipamentos e acúmulo de resíduos em áreas de produção, que exigiram medidas cautelares. O órgão citou que a entrada da equipe fiscal também foi retardada, sendo registrada como tentativa de obstrução à fiscalização.

De acordo com o Ministério de Agricultura, como resultado das irregularidades constatadas, foram aplicadas sanções administrativas, incluindo a lavratura de auto de infração, a apreensão de aproximadamente cinco toneladas de produtos e a paralisação temporária das atividades até a correção das irregularidades. Amostras foram coletadas em pontos de venda e seguem em análise laboratorial.

De acordo com o Ministério de Agricultura, as investigações continuam em andamento e novas deliberações serão tomadas após a conclusão das análises técnicas. Pelas redes sociais, a empresa diz que está tomando todas as medidas legais cabíveis contra a divulgação dos conteúdos, que chamou de falsos e difamatórios, que segundo a empresa prejudicam não apenas a marca, mas também a confiança de milhares de clientes.

Confira a nota do MAPA na íntegra:

“O Ministério da Agricultura e Pecuária informa que fiscalização em fábrica de hambúrgueres em Pouso Alegre/MG resulta em medidas corretivas.

Uma ação de fiscalização realizada em 20 de agosto, na empresa Quality Alimentos Ltda., em Pouso Alegre (MG), identificou irregularidades na produção de hambúrgueres congelados. A operação foi motivada por denúncia formal sobre o uso de Carne Mecanicamente Separada (CMS), matéria-prima proibida para produtos crus.

Durante a fiscalização, foram constatadas práticas como o uso de CMS, falhas na higienização de equipamentos e acúmulo de resíduos em áreas de produção, que exigiram medidas cautelares. A entrada da equipe fiscal também foi retardada, sendo registrada como tentativa de obstrução à fiscalização.

Como resultado, foram aplicadas sanções administrativas, incluindo a lavratura de auto de infração, a apreensão de aproximadamente cinco toneladas de produtos e a paralisação temporária das atividades até a correção das irregularidades. Amostras foram coletadas em pontos de venda e seguem em análise laboratorial.

O Serviço de Inspeção Federal (SIF) esclarece que os vídeos divulgados por veículos de mídia local não foram produzidos nem compartilhados pelo órgão, tratando-se de material proveniente da denúncia recebida. Ressalta-se ainda que não foram constatados sinais de infestação por roedores nas inspeções realizadas.

As investigações continuam em andamento, e novas deliberações serão tomadas após a conclusão das análises técnicas”. 

Mais Lidas