Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Cerca de 160 incêndios já foram registrados em 2025, em Pouso Alegre

Fumaça dava para ser vista da cidade ainda na manhã deste domingo. Foto: Terra do Mandu

Foto: PMPA

Com o tempo seco favorecendo a propagação das queimadas, a Prefeitura de Pouso Alegre e o Corpo de Bombeiros se reuniram nesta terça-feira (25/8) para alinhar o planejamento da Campanha de Combate a Incêndios 2025. O encontro aconteceu na sede da 7ª Companhia Independente de Bombeiros e contou também com a participação da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar, Polícia Ambiental e instituições parceiras.

De acordo com dados apresentados, em 2024 foram registrados 334 incêndios no município. Em 2025, até o dia 25 de agosto, já são 160 ocorrências, número menor em relação ao ano anterior, mas que mantém o cenário de alerta.

As ações previstas envolvem campanhas educativas em escolas, blitz orientativas e ampla divulgação em rádios, outdoors e plataformas digitais, além do uso da tecnologia do Centro Integrado de Defesa Social (CIDS), que permite identificar focos de incêndio com mais rapidez e apoiar a resposta dos órgãos de segurança.

Segundo o superintendente de Defesa Civil e Social, Anderson Silveira, a integração entre instituições é fundamental. “O trabalho conjunto entre os órgãos de segurança, aliado ao uso da tecnologia disponibilizada pela Prefeitura, reflete nosso compromisso em proteger vidas, preservar o meio ambiente e garantir a segurança da população durante todo o período de estiagem”, destacou.

Foto: PMPA

As autoridades reforçam que a maioria dos incêndios é provocada pela ação humana, especialmente em tentativas de limpeza de lotes. A prática é considerada crime ambiental e pode gerar multa de até R$ 10 mil, mesmo que o proprietário não seja o responsável direto pelo fogo.

Sair da versão mobile