A Câmara Municipal de Gonçalves, no Sul de Minas, promoverá nesta quarta-feira (27/8), um encontro especial voltado às mulheres. A atividade integra a programação do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e busca criar um espaço de diálogo, escuta e troca de experiências.
O bate-papo vai contar com a presença das vereadoras e vereadores e da soldado Aloany da Polícia Militar de Minas Gerais, que juntas irão conduzir a conversa de forma leve e próxima da comunidade. A proposta, segundo a Câmara, é aproximar as mulheres da realidade do Legislativo e das forças de segurança, além de estimular o debate sobre temas que fazem parte do cotidiano feminino.
O encontro em meio ao aumento no número de casos de violência contra a mulher no Sul de Minas. De janeiro a 8 de agosto de 2025, pelo menos 14 mulheres foram vítimas de feminicídio na região. Dados do Mapa Nacional da Violência de Gênero, divulgados nesta terça-feira (26/8), confirmam o alto número de casos no estado de MG.
O Brasil registrou, no primeiro semestre de 2025, uma média de quatro feminicídios e 187 estupros de mulheres por dia, segundo o levantamento, baseado em informações do Ministério da Justiça e foi organizado pelo Instituto Natura e pelo Observatório da Mulher contra a Violência, do Senado.

Foto: Câmara de Gonçalves/MG
De janeiro a junho, foram 718 mulheres assassinadas em razão do gênero. E Minas Gerais aparece em segundo lugar, com 60 casos, estando atrás apenas de São Paulo, que registrou 128 casos.
A intenção do evento em Gonçalves, segundo o Legislativo, é reunir mulheres da cidade e dos bairros rurais para falar sobre respeito, direitos, oportunidades e fortalecimento da voz feminina. “Será uma noite de conversa aberta, um momento para ouvir, compartilhar e buscar caminhos juntos”, destaca a Presidente da Câmara, a vereadora Maria Eliza.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.