A Polícia Civil fez uma operação contra furtos de cabos de cobre e alumínio em Pouso Alegre, Sul de Minas, e prendeu quatro suspeitos com idades de 26 a 64 anos. A investigação também apontou receptadores, incluindo empresas de reciclagem. Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
As ações policiais se concentraram nesta semana (15 a 21 de agosto). Os furtos de cabos se tornaram rotina nas ruas da cidade, com várias deles noticiados aqui no Terra do Mandu.
Segundo as investigações, os delitos eram praticados principalmente por usuários de drogas e empresas de reciclagem. “As apurações indicaram que o esquema criminoso não se restringia à subtração do material, mas envolvia uma cadeia de receptação que ia desde pequenos compradores informais até uma empresa de reciclagem de grande porte, localizada em Pouso Alegre”, informou a Polícia Civil em nota.
Ainda segundo a Polícia, em alguns casos, foi constatado que os autores dos furtos recebiam drogas como forma de pagamento, o que demonstra a ligação entre o crime patrimonial e o tráfico de drogas.
Após meses de monitoramento, a PCMG identificou os principais receptadores e deflagrou a operação para desarticular a estrutura criminosa. A ação resultou no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão e na prisão de quatro suspeitos.
Os investigados foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça.