
Foto: EPR Sul de Minas
Funcionários da EPR Sul de Minas, concessionária que administra sete rodovias da região de Pouso Alegre, resgataram uma coruja ferida às margens da BR-459. O animal estava entre as cidades de Ipuiúna e Caldas.
Segundo a concessionária, o resgate aconteceu no início de agosto e encaminhado para tratamento em uma clínica veterinária de Congonhal para que, muito em breve, seja devolvido à natureza.
“Assim que notou a presença do animal, o operador imediatamente acionou um veterinário parceiro. Com manejo cuidadoso, a coruja foi resgatada em segurança e levada para uma clínica em Congonhal, onde recebe os cuidados necessários para se recuperar de uma fratura nas asas”, disse a EPR em nota.
A coruja segue em tratamento nesta quinta-feira (21/8), dia que a notícia foi enviada para a imprensa, e será destinada ao órgão ambiental competente para reintegração segura. O animal pertence à espécie Bubus virginianus, popularmente conhecida como Corujão-orelhudo.
“A atuação da EPR Sul de Minas é norteada pelo compromisso com a preservação da vida. Isso envolve medidas que beneficiam não apenas a segurança viária, mas tudo o que está ao redor da rodovia, como o meio ambiente e as nossas comunidades”, destaca a diretora-executiva da EPR Sul de Minas, Erica Kawatake.
De acordo com a concessionária, este foi o terceiro resgate de animal silvestre realizado com sucesso pela EPR em 2025. Além da coruja, um dos casos mais marcantes ocorreu com uma sagui-caveirinha, espécie nativa da Mata Atlântica e ameaçada de extinção.