Pouso Alegre

Mais de 90 cirurgias de catarata são realizadas em Pouso Alegre nesta terça, 19

Mutirão busca ampliar acesso a procedimentos oftalmológicos. Estima-se que mais de 2 milhões de brasileiros tenham catarata.

Terra do Mandu / 19 agosto 2025

Imagem: PMPA

A Prefeitura de Pouso Alegre promoveu, nesta terça-feira (19), uma ação de saúde voltada para pacientes com catarata. Mais de 90 cirurgias eletivas foram realizadas visando ampliar o acesso da população a procedimentos oftalmológicos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

A catarata é caracterizada pela opacidade do cristalino, lente natural do olho, e provoca perda progressiva da visão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é a principal causa de cegueira reversível no mundo, responsável por cerca de 51% dos casos de perda visual globalmente. No Brasil, estima-se que mais de 2 milhões de pessoas tenham algum grau de catarata, conforme a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).

O único tratamento é cirúrgico. O procedimento, feito com anestesia local, consiste na substituição do cristalino comprometido por uma lente intraocular. Normalmente, a cirurgia é realizada primeiro em um olho e, depois, no outro. A recuperação costuma ser rápida, desde que o paciente siga as orientações médicas no pós-operatório.

Para a secretária municipal de Saúde, Mônica Maria Mendes, a iniciativa busca proporcionar mais autonomia e segurança no dia a dia das pessoas.

Mais Lidas