Sucesso de público e negócios marca encerramento da primeira InfraBusiness Expo 

/ 16 agosto 2025

SISTEMA FIEMG | Divulgação

Evento consolida Minas Gerais como epicentro da infraestrutura nacional e supera a marca de R$ 1 bilhão em negócios

A InfraBusiness Expo 2025 chegou ao fim nesta quinta-feira (14), coroando sua edição de estreia com resultados expressivos e posicionando Minas Gerais como epicentro da infraestrutura no Brasil. Durante os três dias de evento, a feira recebeu aproximadamente 30 mil visitantes e registrou mais de R$ 1 bilhão em negócios fechados e encaminhados, reunindo mais de 100 expositores nacionais e internacionais que apresentaram soluções e tecnologias de ponta para construção pesada, logística, energia, saneamento e mobilidade urbana.

O sucesso da feira reforça a vocação mineira como epicentro dos investimentos em infraestrutura no país, posicionando o estado como referência nacional em inovação, sustentabilidade e oportunidades de negócios. Empresas líderes do setor, autoridades públicas e investidores se encontraram no Expominas para trocar experiências, estabelecer parcerias e impulsionar novos projetos que devem impactar diretamente o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

O encerramento da feira teve como ponto alto a palestra magna “Inteligência Artificial e Infraestrutura: A combinação que vai transformar os próximos anos no Brasil”, conduzida por Ricardo Amorim, economista mais influente do país segundo a Forbes, maior influenciador brasileiro no LinkedIn e vencedor do Prêmio iBest de Economia e Negócios.

“A tecnologia só faz o que a gente pediu e quem tem mais conhecimento, quem tem mais capacidade de comunicação leva vantagem. Tem uma oportunidade aqui para todo mundo, não só para os tradicionais da tecnologia, mas para todos. Portanto, se vocês têm 14 anos ou 84, usem e abusem da tecnologia e, particularmente, da inteligência artificial.”

Para o economista, a IA representa uma oportunidade aberta e democrática, capaz de gerar impacto positivo em qualquer setor — inclusive na infraestrutura — desde que seja usada de forma estratégica e com propósito claro.

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e idealizador da InfraBusiness Expo, Emir Cadar Filho, celebrou o êxito da feira:

“Encerramos a InfraBusiness Expo com a certeza de que alcançamos todos os objetivos propostos. Conseguimos posicionar Minas Gerais como epicentro da infraestrutura nacional e proporcionar aos expositores resultados acima das expectativas, com negócios e parcerias concretizados em volume expressivo. Foi um sucesso que reforça a força e o potencial do nosso estado no setor.”

Com números expressivos e participação qualificada, a InfraBusiness Expo 2025 fecha sua primeira edição deixando um legado de conexões estratégicas, oportunidades concretas e uma visão renovada sobre o futuro da infraestrutura no Brasil.

A feira é organizada pela Cubo Eventos, com apoio institucional da FIEMG e do Sicepot-MG, e patrocínio da Vale, do Governo Federal pelo BNDES, do governo de Minas Gerais via CODEMGE, da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e do CREA-MG. Já o Congresso InfraBusiness tem patrocínio da Fecomércio-MG, Sindimaco-MG, Banco Inter, ArcelorMittal, Patrus Transportes e Exclusive Seguros.

 

Mais Lidas