Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Flagrante: Fiação solta após obra de troca de poste em Pouso Alegre

Flagrante: Fiação solta após obra de troca de poste em Pouso Alegre

Flagrante: Fiação solta após obra de troca de poste em Pouso Alegre

Mais um flagrante de fios soltos, pendurados sobre rua e calçadas de Pouso Alegre. Imagem enviada por leitor do Terra do Mandu foi feita nesta segunda-feira (11/8), na Rua São José, área central da cidade. Cabos foram deixados assim após a troca de um poste feita pela Cemig.

No entanto, a companhia afirma em nota que a responsabilidade pela remoção dos cabos é das empresas de telecomunicações, que alugam o espaço nos postes da Cemig. Veja a nota explicativa abaixo.

Recentemente, o Terra do Mandu mostrou dois casos de pessoas que ficaram feridas ao sofrer acidentes com motos após se enroscarem em fios soltos em ruas de Pouso Alegre.

Foi o caso da costureira Rosângela, que sofreu corte no pescoço, quebrou a clavícula, além de outros hematomas pelo corpo. O problema só não foi maior porque ela tinha um cachecol enrolado no pescoço, que evitou que o fio penetrasse na pela com mais força. Confira a reportagem com a costureira.

Há menos de um mês um outro caso. Um motociclista foi ao chão ao se enroscar com fios soltos no Jardim Olímpico.

O que diz a Cemig sobre o caso:

A Cemig acionou as empresas de telecomunicações responsáveis, para que providenciem a regularização dos cabos no local.

“A Cemig destaca que, de acordo com as Normas Técnicas da companhia e da ABNT, a responsabilidade pela manutenção, bem como a respectiva retirada dos cabos de telecomunicações em desuso, inclusive quanto aos custos, é das empresas que atuam em atividades desta natureza, conforme a regulamentação em vigor.

Como detentora da infraestrutura, a Cemig notifica as empresas de telecomunicações para regularizar o cabeamento quando recebe uma denúncia ou quando faz uma intervenção na rede, como a troca de postes.

Importante esclarecer que, com exceção de situações emergenciais ou no caso de risco, os colaboradores da Cemig não têm autorização para fazer intervenções na fiação das empresas de processamento de dados (telefone, internet e TV a cabo).

Eventual ausência de notificação da distribuidora não exime as prestadoras de serviços de telecomunicações da responsabilidade em manter a ocupação dos Pontos de Fixação de acordo com as normas técnicas aplicáveis.

Dessa forma, sempre que se depararem com uma situação de cabos oferecendo riscos à segurança, os clientes devem informar à Cemig, para que a Companhia avalie se deve intervir de forma emergencial e/ou notifique as empresas responsáveis pela manutenção”.

Sair da versão mobile