Gente do Mandu

Atleta amadora se destaca na 3ª Meia Maratona Internacional de Guarulhos

Raquel Pereira terminou a corrida como 5ª melhor em sua categoria, sendo a 3ª brasileira melhor colocada. Atleta é natural de Cachoeira de Minas e mora há 10 anos em Pouso Alegre.

Iago Almeida / 29 julho 2025
Atleta amadora se destaca na 3ª Meia Maratona Internacional de Guarulhos

Foto enviada pela atleta ao Terra do Mandu

Uma atleta amadora do Sul de Minas se destacou na 3ª Meia Maratona Internacional de Guarulhos, realizada no último dia 27 de julho. A corrida reuniu corredores e corredoras do Brasil e de outros países com provas de 21 km, 10 km e 5 km, com largada e chegada na Avenida Paulo Faccini, em frente ao Bosque Maia, um dos cartões-postais da cidade.

Raquel Pereira tem 38 anos, é natural de Cachoeira de Minas e reside em Pouso Alegre há 10 anos, ambas cidades do extremo Sul de MG. Ela conquistou o quinto lugar geral em sua categoria, sendo a terceira melhor brasileira colocada na prova. Confira o ranking:

Foto enviada pela atleta ao Terra do Mandu

Entre as primeiras colocadas, está a vencedora ugandense Emily Chebet, campeã da edição de 2023 e vice-campeã da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro no mesmo ano, e que agora é bicampeã (a prova em Guarulhos não teve edição em 2024). A queniana Viola Kosgei ficou em segundo lugar – ela é bicampeã da Meia do Rio (2023 e 2024) e vencedora das Dez Milhas Garoto, em Vitória.

Raquel Pereira já participou de outras provas no Sul de Minas, além de em Belém/PA, Salvador/BA, Porto Alegre/RS e São Paulo/SP. Agora ela segue preparação para a Maratona da Fila que acontecerá no dia 24 de agosto deste ano, na USP – São Paulo, prova que ela foi campeã em 2024.

“Participo de corrida de rua desde 2009 e hoje estou vivendo do esporte. Sigo em busca de patrocínios e parcerias. Agora na prova da Maratona da Fila, o objetivo é melhorar a marca do ano passado”, relatou a atleta em entrevista ao Terra do Mandu.

Atleta amadora se destaca na 3ª Meia Maratona Internacional de Guarulhos

Foto enviada pela atleta ao Terra do Mandu

Raquel já trabalhou com telemarketing, balconista de padaria, diarista, engraxate e em algumas empresas da região. Agora, há um ano e meio ela tenta viver do esporte, mas disse que encontra dificuldades por conta de falta de patrocínio.

“Há um ano e meio estou tentando viver do esporte, mas sem patrocínio fica difícil, pois o gasto é bem alto, alimentação, suplementação, tênis, roupas, transporte e hotel. Venho fazendo uns ‘bicos’ de vez em quando, pois nem sempre tem o retorno financeiro nas corridas. A Maratona exige volumes altos de treinos, e pra isso preciso treinar dois períodos e fazer o fortalecimento (academia). Pra dedicar totalmente exige tempo, então resolvi arriscar”, disse a atleta.

Em um ano e meio, a atleta diz que tem conquistado grandes feitos no atletismo, melhorando marcas e colocações, o que a motiva a continuar tentando.

“Essa última prova realizada em Guarulhos/SP, foi um feito incrível, onde a disputa entre as brasileiras presentes na prova foi acirrada do início ao fim, me senti super bem, e de igual pra igual a atletas de auto rendimento. Conquistei o 5 lugar geral, sendo 3 melhor brasileira. Em setembro ainda vou participar da Meia Maratona em Campinas, entre outras provas curtas nesse meio”, concluiu a atleta.

Confira os destaques da atleta: 

  • MARATONA FILA 2024 – CAMPEÃ GERAL FEMININO
  • MARATONA INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE 2024 – 7ª GERAL FEMININO
  • MARATONA INTERNACIONAL DE SAO PAULO 2025 – 7ª GERAL FEMININO
  • MEIA MARATONA DE SANTOS 2025 – 4ª GERAL FEMININO
  • MEIA MARATONA INTERNACIONAL DE SAO PAULO 2023 – CAMPEÃ GERAL FEMININO
  • MEIA MARATONA DE GUARULHOS – 5ª GERAL FEMININO

Mais detalhes ou contatos para patrocínio no Instagram da atleta @pereiraaparecidaraquel ou pelo telefone (35) 98461-9131

Mais Lidas