Casal de jacarés é atração no Parque Municipal de Pouso Alegre
A fêmea vive no lago do Parque Municipal há mais de 10 anos, já o macho apareceu há pouco tempo. Confira na reportagem.
Nayara Andery / 27 julho 2025A fêmea vive no lago do Parque Municipal há mais de 10 anos, já o macho apareceu há pouco tempo. Confira na reportagem.
Nayara Andery / 27 julho 2025O Terra do Mandu flagrou o casal de Jacaré do Papo Amarelo tomar banho de sol, os dois juntos, no Horto Florestal de Pouso Alegre. A cena flagrada pela repórter Nayara Andery e o cinegrafista João Pedro Marques Salles também chamava a atenção dos visitantes. Muitos contam que é fácil ver um dos jacaré, mas os dois juntos, pode ser algo inusitado.
Os jacarés vivem no lago do parque e são a atração do local. A bióloga e educadora ambiental municipal, Ana Carla Arantes, explica que esses animais selvagens são a fêmea, com mais de 13 anos e o macho, que apareceu há mais de três anos.
“Eles vivem em completa harmonia. Se alimentam de animais aquáticos, como peixes e aqui eles têm alimento em abundância.” Ela filmou uma cena inusitada recentemente. Três patos nadavam no lago e eram acompanhados por um dos jacarés, que só os seguiu, sem os atacar. “E depois eles pararam e o jacaré voltou com eles, todos tranquilos.”
Essa proximidade com a natureza atraiu a visita da família de Adriana Balestra, montadora industrial, de Santa Rita do Sapucaí. Ela foi ao Horto pela primeira vez, com o marido e o filho Luís Felipe B. Muzzo, de 5 anos. Outro fato inédito era que eles nunca tinham visto um jacaré de perto.
Luís estava ansioso para conhecer os jacarés e falou que gostou de ver o “crocodilo”. Ele estava com a prima Helena Balestra, de 2 anos, que já conhece o Horto. Ela está aprendendo a falar, mas já chama a mãe para ver o jacaré.
Isabela Villas Boas, estudante, também passeava com a família. Ela levou Otto Villas Boas e o amigo Luca da Silva Graciano, ambos de 6 anos, para passear no Horto. Eles pararam para admirar os jacarés.
A caminhada do advogado Paulo César Rodrigues com o filho Gabriel Rodrigues, geralmente é no Horto. Eles gostam do visual repleto de natureza e também dos animais, principalmente o jacaré.
No fim da reportagem, a jornalista Nayara Andery foi abordada por Davi Couto de 5 anos. Ele estava com a avó e amigos. Davi tinha acabado de chegar para passear no Horto e deixou claro que gosta de ir ao local para brincar e para ver os jacarés e capivaras. As crianças mostram o exemplo de como devemos conviver com respeito e admiração pela natureza, para preservar o planeta para o futuro da humanidade.
Algo que Adriana, que trouxe o filho de Santa Rita do Sapucaí para passear no Horto, ensina ao filho desde pequeno. “É importante e ensino ele a cuidar da natureza, dos animais, pois temos que preservar para ter um futuro.”
Esses jacarés convivem em perfeita harmonia, inclusive entre as capivaras e aves, como os patos. Mas, o equilíbrio e preservação da natureza depende da natureza depende também do ser humano.
No período das férias escolares um problema tem aumentado no Horto. Pessoas jogam objetos e alimentos na área dos animais, o que é proibido e pode causar problemas ao ecossistema.
“Tem gente que joga pedaço de pau para ver se os jacarés se mexem ou jogam alimento. Tinha um côco ali e provavelmente é isso que aconteceu. Isso não pode. É prejudicial jogar algo que não é da dieta alimentar do animal ou que pode deixar agressivo”, explica a bióloga.
Durante a reportagem encontramos tampa de garrafa pet na margem do lago. Objetos como esse causam degradação ambiental, poluindo o meio ambiente. Eles também podem ser ingeridos por animais e causar infecções e obstruções, até a morte, de acordo com biólogos.
Além de evitar jogar alimentos para animais em parques, é importante não jogar lixo. Procure um local adequado para se desfazer de lixo seja ele de resíduo de alimento, fraldas, materiais descartáveis ou outros materiais. Todos esses itens devem ser descartados da forma adequada.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu