Educação

Pouso Alegre poderá ter campus da UNIFEI com curso de IA; Pouso Hub deve iniciar em 2026

Decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (Consuni) e agora segue para avaliação do Ministério da Educação; campus será dentro do Pouso Hub

Iago Almeida / 25 julho 2025

Pouso Alegre, no Sul de Minas, foi a cidade escolhida para um novo campus da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). O campus será integrado ao Pouso Hub, centro de inovação e empreendedorismo que está sendo construído pela Prefeitura no bairro Santa Rita.

O Pouso Hub, segundo a Prefeitura, tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento tecnológico e estimular a geração de novos negócios no município. O espaço será um ambiente colaborativo que conecta estudantes, empreendedores, pesquisadores, instituições de ensino e o setor produtivo, promovendo soluções inovadoras para os desafios da cidade e da região.

Pouso Hub iniciará em março de 2026

Com 1.200 m² de área construída, o local contará com laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, coworkings, auditórios e espaços colaborativos. De acordo com o vice-prefeito de Pouso Alegre, Igor Tavares, o centro deve ser inaugurado em março de 2026, com início das aulas.

Imagem mostra como ficará o centro construído pela Prefeitura / Foto: PMPA

As obras de construção do Pouso Hub começaram em março de 2024, com a inauguração da pedra fundamental. O prédio será erguido no bairro Santa Rita, com valor da obra fixado em R$ 4,9 milhões, investimento feito pela prefeitura.

Segundo a Prefeitura, a administração do Pouso Hub será em parceria entre a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e o Núcleo de Empreendedorismo de Pouso Alegre (Nempa).

A FIEMG também é parceira do projeto e fará a aquisição de equipamentos para o laboratório, através de um convênio com o Nempa. A informação é que a FIEMG fará o investimento de cerca de R$ 800 mil em equipamentos. Em contrapartida, a sede da Regional Sul da FIEMG será instalada no prédio do Pouso Hub.

Decisão segue para aprovação do MEC

O vice-prefeito explica ainda que a aprovação do campus da UNIFEI na cidade, juntamente com o curso de Bacharelado em Inteligência Artificial, teve decisão do Conselho Universitário (Consuni) da instituição, no último dia 17 de julho.

Durante a sessão plenária, a Prefeitura foi representada pelo vice-prefeito, que apresentou formalmente a proposta, detalhando as condições estruturantes e a infraestrutura que serão disponibilizadas pelo município para a implantação do campus.

Vice-prefeito de Pouso Alegre, Igor Tavares, participou de reunião importante para instalação do campus da Unifei no Pouso Hub / Foto: PMPA

A aprovação foi condicionada a dois fatores principais: a materialização das condições estruturantes por parte da Prefeitura de Pouso Alegre e a garantia, por parte do Governo Federal, da criação de novas vagas para professores e técnicos administrativos. Esses pontos são essenciais para assegurar a viabilidade acadêmica e administrativa do novo campus.

“Essa aprovação representa muito mais do que a chegada de um novo campus. É a confirmação de que Pouso Alegre está preparada para ser protagonista no desenvolvimento tecnológico e na formação de profissionais para o futuro. É um passo concreto para mantermos nossos talentos aqui, gerando oportunidades, conhecimento e inovação. Um avanço histórico para nossa cidade e para todo o Sul de Minas”, afirmou Igor Tavares.

Com a aprovação pelo Conselho Universitário da UNIFEI, a proposta segue agora para análise e validação do Ministério da Educação (MEC). A decisão deve ser anunciada nos próximos meses.

Mais Lidas