Região

Incêndio atinge vegetação e Bombeiros controlam chamas após 12h de trabalhos

Segundo os Bombeiros, as chamas atingiram até 10 metros de altura, próximo da rede elétrica de alta tensão, o que dificultou os trabalhos

Iago Almeida / 24 julho 2025

O Corpo de Bombeiros precisou de 12 horas de atuação para controlar as chamas de um incêndio que atingiu uma vegetação em Itajubá, no Sul de Minas. Aproximadamente 5 mil litros de água foram gastos para apagar as chamas.

De acordo com os Bombeiros, o incêndio começou por volta de 11h30 desta quarta-feira (23/7), em um terreno no bairro Nossa Senhora de Fátima. A origem do incêndio está sendo investigada pela Polícia Civil.

O incêndio em vegetação começou próximo a um loteamento novo, se alastrando sentido a um morro de vegetação média/alta, atingindo algumas copas de árvores. As chamas chegaram a 10 metros de altura.

Os Bombeiros informaram que os trabalhos foram dificultados devido a presença de rede elétrica de alta tensão e pelo terreno acidentado, com risco de queda de árvores e pedras. A equipe atuou com o uso de motobomba pressurizada, abafadores e técnicas de combate direto.

Além disso, devido às condições climáticas adversas – ventos fortes, calor intenso e baixa umidade do ar (entre 20% e 30%) – as chamas se alastraram rapidamente. Uma residência também precisou ser protegida, pois estava perto do incêndio.

“O Corpo de Bombeiros reforça a importância da prevenção e pede à população que evite o uso do fogo em áreas de vegetação, especialmente em períodos de seca”, citou a corporação.

Mais Lidas