Notícia

Conjunto funerário indígena é encontrado durante obra em Conceição dos Ouros

Fragmentos foram encontrados em bairro da cidade, próximo a outro terreno onde foram encontradas urnas com resquícios de ossos em 1998.

Magson Gomes / 23 julho 2025

Conceição dos Ouros, no Sul de Minas, tem mais um achado arqueológico. Fragmentos que seriam de urnas funerárias indígenas foram encontrados durante uma obra, na área urbana da cidade. O local foi totalmente isolado e o (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) foi notificado sobre o fato.

O prefeito da cidade, Luís Fernando Rosa de Castro e a secretária de Cultura, Aline Cristina Costa, explicam as medidas adotadas assim que a descoberta foi feita. Veja no vídeo acima!

As peças de cerâmica foram encontradas na semana passada (18/7). Imediatamente, o local foi fechado e câmeras de segurança foram instaladas. Tudo para garantir a preservação dos fragmentos até que técnicos sejam enviados pelo IPHAN para fazer a retirada dos fragmentos.

Outros achados

Esse não é o primeiro achado arqueológico de Conceição dos Ouros. Os primeiros objetos e urnas funerárias indígenas foram encontradas em 1998 na cidade. O local das descobertas fica ao lado desse novo encontro, a cerca de 10 metros.

Os materiais encontrados há 27 anos já passaram por perícias e estudos científicos que demonstram se tratar de urnas funerárias indígenas. O local seriam um cemitério da cultura Tupi-Guarani.

O arqueólogo Paulo Araújo fala sobre a importância desses conjuntos encontrados em Conceição dos Ouros. Veja no vídeo acima!

Mais Lidas