
Foto: Reprodução Instagram Fazenda Agropecuária Campos Lima (ACL) | Girolando
A vaca Eva Eros Campos Lima 19043 quebrou o recorde nacional de média de produção de leite durante a 33ª Exposição Agropecuária e o 39º Torneio Leiteiro de Delfim Moreira, no Sul de Minas Gerais. O recorde batido foi por média de três dias e não por produção em um dia.
O recorde foi configurado após o animal de seis anos, da raça Girolando (3/4 Holandesa), produzir uma média de 114 litros de leite, por três dias, totalizando 343,563 litros de leite nos três dias de produção. O recorde de média foi apontado pela Secretaria Municipal de Agricultura de Delfim Moreira, pela Emater e pelo responsável técnico da exposição.
Na sexta-feira (18/7), a vaca produziu 120,846 kg de leite, em três ordenhas, sendo o pico de produção dela. Mas, não conseguiu bater o recorde diário, segundo os produtores, que pertence a vaca Marília, que produziu 127,570 kg/leite em três ordenhas, no dia 3 de agosto de 2019, durante o 34° Torneio Leiteiro de Areias (SP).
Segundo a Agropecuária Campos Lima (Fazenda ACL), proprietária do animal, a vaca recordista se chama Eva Eros, é filha de Poitara Eros e neta de Bacará. A fazenda fica no bairro Rosário, em Delfim Moreira. “Nosso mais sincero e profundo agradecimento a todos os nossos colaboradores”, escreveu a fazenda nas redes sociais.
Segundo a Secretaria de Agricultura de Delfim Moreira, a vaca vencedora rendeu R$ 4 mil em prêmio para a fazenda, mais troféu pela categoria e troféu rotativo. Foram mais de 62 produtores, entre animais de torneio e cavalos, sendo que 19 produtores participaram do torneio leiteiro.

Agropecuária Campos Lima
Minas Gerias sé responsável por 27% da produção nacional de leite (segundo dados do IBGE em 2023) e reafirmou sua liderança no setor. A microrregião de Delfim Moreira produz mais de 4 milhões de litros diários, o que exemplifica a combinação de clima favorável, tradição pecuária e tecnologia.
O evento, organizado pela Prefeitura de Delfim Moreira, com apoio das secretarias de Agricultura e Turismo, movimentou a economia local com shows sertanejos (Munhoz & Mariano / João Neto & Frederico), feiras de artesanato e arrecadação de alimentos para famílias carentes (com entrada solidária todos os dias).