Com ajuda de guindaste, arara é resgatada a 35 metros de altura

Arara ficou em topo de árvore por dois dias, em Pouso Alegre. Tutora enfrentou medo de altura para resgatar ave que ela cria há 15 anos.

Nayara Andery / 17 julho 2025

O resgate da Arara Canindé que estava há dois dias em uma árvore há cerca de 35 metros de altura comoveu pessoas, em Pouso Alegre. A tutora contou que a ave Sérgio subiu na árvore no Jardim Aeroporto e não descia. Uma empresa cedeu um guindaste para ajudar no resgate, nesta quinta-feira (17/7).

Um dia antes (16/7), a tutora pediu ajuda aos bombeiros. Eles tentaram resgatar o animal duas vezes e viram que parecia não conseguir voar. Primeiro, usaram técnicas de arborismo. Depois retornaram, com mais equipamentos.

Nas duas tentativas a arara voou espontaneamente. Os militares concluíram que ela não sofria risco, voava com plena capacidade e não estaria ferida. Eles orientaram a tutora a acionar os bombeiros novamente se a arara se deslocasse para ponto de difícil acesso ou estivesse com sinais de debilidade.

O caso foi noticiado nesta quarta-feira, pelo Terra do Mandu. A funcionária da Acessar Equipamentos, Joice ficou comovida com a situação. Um vizinho da tutora foi até a empresa pedir ajuda. O caso comoveu a todos na empresa.

Cada diária de locação do guindaste equivale a R$ 5 mil. O proprietário da empresa soube do caso por Joice e ofertou a locação e equipe voluntariamente, sem nenhum custo.

Segundo a empresa, a tutora tem cerca de 70 anos e teria medo de altura. Ela enfrentou o medo para salvar a arara Sérgio. Um ato de amor pelo animal que ela cuida com tanto carinho. Os vídeos do resgate foram repassados pela Acessar ao Terra do Mandu.

A tutora sobe com a equipe no guindaste. Ela oferece alimento para a arara, acaricia e conversa a ave. “Que delícia. Tô com fome, mãe”, diz a tutora, que em seguida pega a arara na árvore.

Crianças que estão no pátio de uma escola, assistem toda a cena. Elas gritam de emoção ao ver o resgate e aplaudem.

“Te amo, te amo tanto. Você tava com saudade da mamãe? Vamos para casa. Obrigada, Senhor”, comemora a tutora com a arara no colo. O funcionário da Acessar, orienta quanto á segurança no guindaste. Quando eles retornam ao chão, são aplaudidos por pessoas que passavam pelo local e moradores.

Todo o trabalho envolveu seis funcionários, sendo quatro diretamente na operação do guindaste. Jonathan da Costa, fala que foi a primeira vez que ele trabalhou com o equipamento numa situação como essa.

“Ela (tutora) estava muito emocionada, é um amor bonito de se ver entre uma pessoa e um animal. Ela disse que subiria no local para ver, pegar a arara. Tinha que ser ela, pois a arara já estava acostumada.”

Quem operou o guindaste foi Ozias Claudino. Ele fala que o difícil do resgate é a arara não reconhecer alguém, senão a tutora.

“Os bombeiros tentaram resgatar e talvez, por ser estranho, não conseguiu. Arrumamos todos equipamentos de segurança para subir (com a tutora), capacete, cinto. De primeira, o Sérgio não a reconheceu, acho que pelo capacete. Ela tirou o capacete ir conversando com ele, até ela pegar ele, por ele reconhecer ela e ir resgatando.”

Amor pela arara e a apreensão do 1º voo

Janaína, a tutora, tem 43 anos e cria Sérgio, de 15 anos. Ela destaca que se preocupou por ter sido a 1ª vez que Sérgio voou e ainda ficou dois dias no alto da árvore, sem se alimentar.

Ela conta que mora em um sítio em SP onde cria Sérgio, gatos, cachorro, e um ganso. Ela tem casa no interior de Minas Gerais e veio visitar o filho, em Pouso Alegre. “Cheguei sábado (12/7) com Sérgio, meus gatos e cachorro.”

A história de amor também inclui liberdade. Janaína relatou que a ave vive livre no sítio. “Onde moro é cheio de árvores. Ele anda pela cozinha, sofá. Ele acorda chamando mamãe, pede pão. É muito amor envolvido.”

Ela Janaína explicou à reportagem que pela arara, enfrentou o medo de altura. “Subi chorando, mas enfrentei o medo, subi por amor. Foi o primeiro voo dele. Tanto é que ele voou e não sabia voltar.”

O resgate da Arara-Canindé, mostra a relação de afeto entre os dois. Depois de poder voltar a cuidar da ave, ela está aproveitando o tempo com a família, que também inclui os animais.

Tutora aciona Bombeiros para resgate de arara que estava ‘presa’ em árvore

Mais Lidas