Pouso Alegre

Prefeitura esclarece apreensão de alho vendido por ambulante em calçada de Pouso Alegre

Vigilância Sanitária fez apreensão dos produtos ao lado da Catedral; Prefeitura cita leis municipais, ordem pública, segurança sanitária e a concorrência justa.

Iago Almeida / 10 julho 2025

Um vídeo que viralizou nas redes sociais nesta semana, mostra fiscais da Vigilância Sanitária de Pouso Alegre, no Sul de Minas, fazendo apreensão de sacos de alho no centro da cidade. O vídeo foi gravado ao lado da Catedral Metropolitana, na Praça Senador José Bento.

O caso aconteceu no último fim de semana. Segundo a Prefeitura, procurada pelo Terra do Mandu, a venda era irregular. Em nota, o Executivo citou que a apreensão está “amparada por leis municipais e visa garantir a ordem pública, a segurança sanitária e a concorrência justa”. 

Confira a nota da Prefeitura na íntegra:

A Prefeitura de Pouso Alegre esclarece que a apreensão de mercadorias vendidas irregularmente no centro da cidade está amparada por leis municipais e visa garantir a ordem pública, a segurança sanitária e a concorrência justa.

As ações são realizadas por fiscais, com apoio da Polícia Militar, e ocorrem apenas após notificações aos vendedores. Produtos apreendidos são destinados a doações ou descartados, conforme a legislação.

A Prefeitura reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e o interesse público, garantindo que as ações fiscais sejam pautadas pelo respeito à lei e à equidade entre todos os cidadãos e comerciantes de Pouso Alegre.

Mais Lidas