Pneus carecas em ônibus escolares da prefeitura são alvo de denúncia em Pouso Alegre

Pais teriam denunciado problemas no transporte escolar ao vereador Leandro Morais, após acidentes. Prefeitura responde reclamação.

Nayara Andery / 10 julho 2025

Denúncias apontam que alguns ônibus escolares da prefeitura de Pouso Alegre estariam circulando com pneus carecas. O fato relatado pelo vereador Leandro Morais, recentemente, gerou um documento pedindo que a Câmara cobre explicações e soluções do Poder Executivo.

Morais alega que pais o procuraram para falar do risco no transporte escolar. Uma foto mostra um ônibus acidentado, que saiu da pista em direção a um barranco.

Ele cita alguns acidentes. “Dentro do pátio (do transporte escolar), um ônibus desceu sozinho e bateu no outro. Um outro ônibus rodou próximo do Esplanada. São situações que nos trazem preocupações.”

As denúncias fizeram o vereador ir juntamente com o vereador Russo, até o pátio de veículos do transporte escolar. O objetivo foi fiscalizar os problemas no transporte escolar relatados pelos pais.

Ele disse que encontrou pneus carecas em vários veículos e outros fora de veículos. “Protocolamos um requerimento buscando informações da prefeitura do porque da demora. Que isso é algo periódico, corriqueiro. Existem as manutenções e isso precisa estar em dia, até por esse veículos carregarem crianças, monitores e motoristas. O mínimo de segurança deve ser ofertado para todos usuários.”

Segundo nota da prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação alega que as imagens no pátio do transporte escolar mostram ônibus escolares fora de operação, que aguardam manutenção preventiva.

“É importante destacar que todos os veículos da frota escolar passam por manutenção, conforme os critérios de segurança e funcionamento exigidos. Inclusive, a Prefeitura de Pouso Alegre abriu processo licitatório para a aquisição de novos pneus, garantindo ainda mais segurança e qualidade no transporte dos estudantes.

Sobre a outra imagem, que mostra um acidente envolvendo ônibus escolar, destacamos que o fato não teve relação com falha nos pneus. O ocorrido se deu devido à presença de óleo na pista. Graças à habilidade da motorista e à condição estrutural do veículo, a motorista e monitora não se feriram.

A Secretaria reforça seu compromisso com a segurança dos alunos e com a transparência das informações prestadas à população.”

Mais Lidas