
Foto: PMPA
A Prefeitura de Pouso Alegre abriu uma Consulta Pública para ouvir a população na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2026. A pesquisa foi lançada nesta quarta-feira (9/7).
De acordo com o Executivo, a participação dos cidadãos é fundamental para garantir mais transparência, eficiência e alinhamento entre as prioridades do município e as demandas da comunidade.
Isso porque a LDO estabelece as metas e prioridades da administração pública para o próximo ano, servindo como um elo entre o Plano Plurianual (PPA) e a LOA. Já a LOA detalha todas as receitas e despesas previstas para o período, sendo o principal instrumento de execução do orçamento municipal.
A Consulta Pública está disponível por meio de formulário online, que pode ser acessado pelo link. O cidadão pode contribuir com sugestões e apontar áreas prioritárias que merecem atenção nos investimentos futuros.
A população tem até o dia 18 de julho de 2025 para enviar suas contribuições. É preciso detalhar nome e endereço, além de responder perguntas. Uma delas questiona como o morador avalia a qualidade dos serviços públicos prestados pela Prefeitura de Pouso Alegre atualmente.
Entre os serviços a serem avaliados estão Saúde, Educação, Transporte Público, Segurança, Limpeza urbana, Infraestrutura, Iluminação pública, Lazer/ cultura e Social. Há perguntas específicas em cada área, para que a população aponte os serviços mais necessários e de urgência em cada setor.