Pancadaria generalizada após fim de campeonato de futebol em Borda da Mata

A PM interveio com tiros com balas de borracha e granada de gás de pimenta. Um jogador teve ferimento grave no rosto, causado por estilhaços.

Magson Gomes / 08 julho 2025


Uma pancadaria generalizada tomou conta do campo após o fim de uma partida de futebol em Borda da Mata, Sul de Minas.

Era para ser só festa. Os times Us Guela e União B disputaram a final do Campeonato Municipal. Us Guela venceram a partida por 1 a 0.

Mas, após o fim do jogo, teve início a briga generalizada. Jogadores das duas equipes e até alguns torcedores que pularam do alambrando para entrar no campo. Outros torcedores arremessaram objetos no gramado.

A Polícia Militar, que já estava no estádio municipal, interveio para conter a confusão. Os policiais dispararam tiros com balas de borracha, e jogaram granadas de gás de pimenta no gramado.

Nos vídeos gravados pelos torcedores dá para ver o momento que uma das granadas estoura. O rapaz que aparece de colete verde tentava separar a briga e levou a pior.

Ele era jogador do time US Guela e afirmou ao Terra do Mandu que os estilhaços causaram pequenos ferimentos nas pernas e, o mais grave, causou um corte profundo em seu rosto.

Foram mais de 40 pontos, em diferentes camadas da pele. Ele preferiu não gravar entrevista, mas criticou o uso de granadas por parte dos policiais.

O que diz a PM

Em nota enviada ao Terra do Mandu, a Polícia Militar afirmou que, “diante da gravidade e da rápida evolução da situação, foi necessária a intervenção com uso de instrumentos de menor potencial ofensivo, como bastão, arma de impacto psicológico calibre .12 (com munições de elastômero) e granada de gás pimenta (308 OC), a fim de conter os ânimos e restaurar a ordem”.

Na nota, a PM ainda diz que, “alguns presentes relataram ferimentos leves provocados pela ação da granada de gás e foram orientados a buscar atendimento médico. Os organizadores do evento também foram orientados sobre os procedimentos legais disponíveis em caso de eventuais reclamações”.

A Polícia Militar conclui afirmando que “as ações seguiram protocolos operacionais com o objetivo de preservar a integridade física dos presentes e garantir a segurança pública”.

O que diz a Prefeitura de Borda da Mata

O campeonato foi organizado pela prefeitura de Borda da Mata. Em nota, a administração disse que, lamentavelmente ocorreu um incidente de violência envolvendo jogadores de ambos os times.

“A situação rapidamente demandou a intervenção imediata da Polícia Militar, que se encontrava presente, bem como se fez presente em todos os jogos do campeonato.

A Polícia Militar agiu para conter a situação, utilizando medidas de dispersão para garantir a segurança pública e evitar danos maiores.

É importante destacar que a Prefeitura não possui responsabilidade sobre o ocorrido”, informa a prefeitura.

Mais Lidas