Estudantes de escolas estaduais de Pouso Alegre irão para Tóquio e Nova York participar de Olimpíada de Matemática

Vice-governador esteve com os alunos e anunciou que Estado irá custear todas as despesas. Maior delegação é de Pouso Alegre.

Magson Gomes / 08 julho 2025

Dez estudantes de escolas estaduais de Pouso Alegre, Sul de Minas, estão entre os 43 alunos do estado que irão para novas etapas internacionais da Olimpíada de Matemática. A delegação da cidade é destaque. Os alunos daqui vão para Tóquio, Japão, e Nova Iorque, Estados Unidos.

As viagens ocorrem ainda este mês. Nove alunos da Escola Estadual Presidente Bernardes embarcam para Tóquio, no dia 30. Dois professores vão acompanhar os estudantes.

Os estudantes vão competir na Asia International Mathematical Olympiad (Aimo 2025), lá no Japão. A classificação veio após conquistas na etapa preparatória, realizada na Tailândia (veja matéria aqui no Terra do Mandu).

Entre os selecionados está Nathan Miguel dos Santos, medalhista de prata na Tailândia e premiado em olimpíadas como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), Matemática Sem Fronteiras e Canguru de Matemática. Veja vídeo acima!

“A matemática se tornou divertida para mim graças à combinação de jogos e habilidades com números que os professores usavam. Isso tornou o aprendizado leve e prazeroso”, conta o estudante.

O professor Diego Xavier, que coordena o grupo de jovens matemáticos da escola, reforça sobre a preparação dos estudantes. “A preparação vai além do conteúdo: desenvolvemos também as habilidades socioemocionais, fundamentais para que os adolescentes enfrentem esses desafios com segurança”.

Um aluno da Escola Estadual Doutor José Marques de Oliveira (Colégio Estadual), vai para Nova York. Marcos Paulo Rodrigues de Oliveira foi classificado para a Copernicus Mathematics Global Final, que ocorrerá de 26 a 31/7, após receber o Merit Award na etapa nacional da olimpíada.

Vice-governador com os estudantes

Vice-governador com estudantes em Pouso Alegre – Imagem-GILL5703

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, esteve com os estudantes de Pouso Alegre nesta segunda-feira (7/7), na Escola Estadual Presidente Bernardes.

Durante o encontro, Mateus Simões anunciou que o Estado destinou R$ 2 milhões para custear todas as despesas de 43 estudantes e 16 servidores das 11 escolas estaduais que representarão Minas Gerais e o Brasil em Olimpíadas Internacionais de Matemática e Robótica entre os meses de julho e agosto deste ano.

O recurso garantirá passagens, alimentação, hospedagem e outros custos dos participantes em competições realizadas no Japão, Estados Unidos, Singapura e Coreia do Sul, para onde vão estudantes das outras noves escolas estaduais mineiras.

O vice-governador falou com o Terra do Mandu durante a visita a Pouso Alegre. Veja no vídeo acima!

“Isso é uma prova da excelência do ensino público oferecido em todo o estado. Se a gente não tivesse um ensino de qualidade, esses alunos não estariam capacitados para participar de competições internacionais”, completou Simões.

Minas no pódio

“Estamos muito felizes em ver nossos estudantes se empenhando e participando desta iniciativa. Temos a certeza de que esse grande investimento trará resultados positivos tanto na área pedagógica quanto no desenvolvimento de novas habilidades e na preparação para a vida. Além disso, esperamos conquistar muitas medalhas, valorizando ainda mais o ensino público estadual”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra.

Mais Lidas