Aceiros no entorno do Parque Natural Municipal Professor Fernando Afonso Bonillo Fernandes, o Horto Florestal, recebem manutenção intensificada. O foco é reforçar a prevenção a incêndios ambientais, no tempo seco.
Os aceiros servem como barreira de proteção contra a propagação do fogo. Eles são faixas contínuas de terra sem vegetação ao redor de uma área verde.
A técnica é essencial para proteger florestas, plantações e áreas urbanas vizinhas. Ela ainda facilita e torna mais seguro o trabalho de bombeiros e brigadistas, no caso de necessidade de combate a incêndio.
A manutenção ao redor do Horto é realizada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente e da Superintendência Municipal de Defesa Civil e Social. Incêndios podem destruir pessoas, a fauna e a flora, atingindo a biodiversidade, além de estruturas de imóveis e cidades.
A secretária de Meio Ambiente, Thaís Ribeiro, fala do trabalho de manutenção nas Unidades de Conservação de Proteção Integral. “A manutenção dos aceiros e a vigilância constante são fundamentais. Em Pouso Alegre, proteger nossas áreas naturais é proteger a nossa própria segurança, o meio ambiente e o futuro das próximas gerações”
Combater as queimadas é um dever dos poderes públicos e da sociedade. A Prefeitura pede que a população não coloque fogo em mato, lixo ou entulho e denuncie qualquer sinal de incêndio ou crime ambiental.
Ao ver um foco de incêndio ligue para o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. A ligação é gratuita. O canais de emergência incluem o 190 da Polícia Militar e o 199 da Defesa Civil. Em Pouso Alegre, a Defesa Civil atende pelo (35) 3449-4099 e pelo plantão via WhatsApp (35) 99907-3748.