Reforço de aceiros ao redor do Horto busca proteger área contra incêndios

Tempo seco amplia riscos de incêndios que geralmente atingem área perto do Horto. Aceiros funcionam como barreira de proteção contra propagação do fogo.

Nayara Andery / 03 julho 2025

Aceiros no entorno do Parque Natural Municipal Professor Fernando Afonso Bonillo Fernandes, o Horto Florestal, recebem manutenção intensificada. O foco é reforçar a prevenção a incêndios ambientais, no tempo seco.

Os aceiros servem como barreira de proteção contra a propagação do fogo. Eles são faixas contínuas de terra sem vegetação ao redor de uma área verde.

A técnica é essencial para proteger florestas, plantações e áreas urbanas vizinhas. Ela ainda facilita e torna mais seguro o trabalho de bombeiros e brigadistas, no caso de necessidade de combate a incêndio.

A manutenção ao redor do Horto é realizada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente e da Superintendência Municipal de Defesa Civil e Social. Incêndios podem destruir pessoas, a fauna e a flora, atingindo a biodiversidade, além de estruturas de imóveis e cidades.

A secretária de Meio Ambiente, Thaís Ribeiro, fala do trabalho de manutenção nas Unidades de Conservação de Proteção Integral. “A manutenção dos aceiros e a vigilância constante são fundamentais. Em Pouso Alegre, proteger nossas áreas naturais é proteger a nossa própria segurança, o meio ambiente e o futuro das próximas gerações”

Combater as queimadas é um dever dos poderes públicos e da sociedade. A Prefeitura pede que a população não coloque fogo em mato, lixo ou entulho e denuncie qualquer sinal de incêndio ou crime ambiental.

Ao ver um foco de incêndio ligue para o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. A ligação é gratuita. O canais de emergência incluem o 190 da Polícia Militar e o 199 da Defesa Civil. Em Pouso Alegre, a Defesa Civil atende pelo (35) 3449-4099 e pelo plantão via WhatsApp (35) 99907-3748.

Mais Lidas