A Secretaria Municipal de Saúde informou que desde o dia 1º de julho entrou em vigor uma importante atualização no Calendário Nacional de Vacinação. O Ministério da Saúde passará a utilizar a vacina meningocócica ACWY (conjugada) como dose de reforço em crianças de 12 meses, substituindo a vacina meningocócica C.
De acordo com a secretaria, a medida foi oficializada pela Nota Técnica nº 77/2025 e tem como objetivo ampliar a proteção dos pequenos contra quatro sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis (A, C, W e Y), responsáveis pelos quadros mais graves de meningite e infecções generalizadas.
Com a atualização, o esquema vacinal infantil passa a ser o seguinte:
- 3 e 5 meses: continuam recebendo a vacina meningocócica C (MenC);
- 12 meses: passam a receber a vacina meningocócica ACWY (MenACWY), garantindo uma proteção mais abrangente.
Crianças que não tomarem a dose de reforço aos 12 meses poderão receber a vacina ACWY até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já aquelas que já foram vacinadas com o reforço da MenC não precisarão ser revacinadas com a MenACWY neste momento.
A inclusão da vacina MenACWY no calendário para crianças faz parte das estratégias nacionais de enfrentamento das meningites até 2030, alinhadas ao roteiro global da Organização Mundial da Saúde (OMS), que busca ampliar a cobertura vacinal e reduzir casos graves da doença em todo o país.
A vacinação em Pouso Alegre acontece nas salas de imunização, que funcionam das 8h às 16h. Os endereços e horários de funcionamento das unidades de saúde estão disponíveis no site da Prefeitura.
Foto: PMPA
Quase 400 casos da doença no país
Somente em 2025, o Brasil já registrou 361 casos de meningite meningocócica, com 61 óbitos, o que reforça a importância da imunização. A vacina ACWY já era oferecida gratuitamente pelo SUS para adolescentes de 11 a 14 anos e agora passa a integrar também o reforço vacinal em crianças de 12 meses, estando disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pouso Alegre.
“A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pais e responsáveis a manterem as carteiras de vacinação atualizadas e a procurarem a UBS mais próxima para esclarecimentos e agendamento da vacina”, citou a Secretaria de Saúde de Pouso Alegre.