Apagão: ONS e Cemig explicam falta de energia elétrica em 35 municípios da região
Operador Nacional do Sistema Elétrico investiga falha que interrompeu transmissão de 267 MW de energia e afetou consumidores da Cemig em área do Sul de Minas.
*Errata: o texto anterior citava que o apagão afetou 60% dos consumidores, mas os 60% correspondem ao número de consumidores que tiveram a energia reestabelecida em até cinco minutos. O restante foi reestabelecido após esse prazo.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) investiga o apagão que deixou clientes da Cemig sem energia elétrica em 35 municípios do Sul de Minas, nesta quarta-feira (2/7). Nota do ONS ao Terra do Mandu, cita que a falha interrompeu a transmissão de carga de 267 MW de energia.
A falta de energia elétrica afetou Pouso Alegre, Itajubá, Cachoeira de Minas, entre outros municípios. Na maioria das cidades, moradores relataram que o apagão durou cerca de cinco minutos.
A nota do ONS “confirma que nesta quarta-feira, 2/7, às 19h24, houve o desligamento do transformador TR-2 500/138 kV da SE Itajubá 3, com interrupção de carga de 267 MW da CEMIG Distribuição. Imediatamente ONS e o agente atuaram para o restabelecimento da carga, que foi totalmente normalizada às 20h25. As causas ainda estão sendo apuradas junto aos agentes”.
A SE é a Subestação Itajubá 3, que integra o Sistema Nacional Interligado. Segundo a Cemig, em alguns locais o SNI atende outros estados, mas a SE Itajubá 3 atende o Sul de Minas.
A Cemig explica em nota, que os técnicos da companhia atuam na SE Itajubá 3 desde a noite do apagão. Avaliação preliminar aponta que “o desligamento de um dos transformadores ocorreu devido a uma falha em uma chave seccionadora, resultando na interrupção do fornecimento de energia para a região”.
Os técnicos continuam na manutenção ininterrupta do sistema para garantir o pleno funcionamento da subestação, conta a Cemig. Ela assegura que a operação está normal, “pois o segundo transformador possui capacidade para atender os clientes com níveis de qualidade dentro dos padrões do Sistema Interligado Nacional (SIN)”.
De acordo com a Cemig, ela investe R$ 60 milhões na ampliação e modernização da SE Itajubá 3. A rede de transmissão que abastece a região.
“O objetivo de aumentar a confiabilidade do sistema e garantir um fornecimento de energia elétrica ainda mais seguro e eficiente para a região. Além disso, apenas no primeiro trimestre deste ano, a Cemig Distribuição já investiu R$ 160 milhões na melhoria da rede que atende o Sul de Minas”, cita a nota da companhia.
*Errata: o texto anterior citava que o apagão afetou 60% dos consumidores, mas os 60% correspondem ao número de consumidores que tiveram a energia reestabelecida em até cinco minutos. O restante foi reestabelecido após esse prazo.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) investiga o apagão que deixou clientes da Cemig sem energia elétrica em 35 municípios do Sul de Minas, nesta quarta-feira (2/7). Nota do ONS ao Terra do Mandu, cita que a falha interrompeu a transmissão de carga de 267 MW de energia.
A falta de energia elétrica afetou Pouso Alegre, Itajubá, Cachoeira de Minas, entre outros municípios. Na maioria das cidades, moradores relataram que o apagão durou cerca de cinco minutos.
A nota do ONS “confirma que nesta quarta-feira, 2/7, às 19h24, houve o desligamento do transformador TR-2 500/138 kV da SE Itajubá 3, com interrupção de carga de 267 MW da CEMIG Distribuição. Imediatamente ONS e o agente atuaram para o restabelecimento da carga, que foi totalmente normalizada às 20h25. As causas ainda estão sendo apuradas junto aos agentes”.
A SE é a Subestação Itajubá 3, que integra o Sistema Nacional Interligado. Segundo a Cemig, em alguns locais o SNI atende outros estados, mas a SE Itajubá 3 atende o Sul de Minas.
A Cemig explica em nota, que os técnicos da companhia atuam na SE Itajubá 3 desde a noite do apagão. Avaliação preliminar aponta que “o desligamento de um dos transformadores ocorreu devido a uma falha em uma chave seccionadora, resultando na interrupção do fornecimento de energia para a região”.
Os técnicos continuam na manutenção ininterrupta do sistema para garantir o pleno funcionamento da subestação, conta a Cemig. Ela assegura que a operação está normal, “pois o segundo transformador possui capacidade para atender os clientes com níveis de qualidade dentro dos padrões do Sistema Interligado Nacional (SIN)”.
De acordo com a Cemig, ela investe R$ 60 milhões na ampliação e modernização da SE Itajubá 3. A rede de transmissão que abastece a região.
“O objetivo de aumentar a confiabilidade do sistema e garantir um fornecimento de energia elétrica ainda mais seguro e eficiente para a região. Além disso, apenas no primeiro trimestre deste ano, a Cemig Distribuição já investiu R$ 160 milhões na melhoria da rede que atende o Sul de Minas”, cita a nota da companhia.
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