Uma bebê de três dias engasgou com leite materno e foi salva por uma policial militar, em São Sebastião da Bela Vista. O pai da bebê Olívia foi até o quartel da PM para pedir ajuda assim que ela engasgou. Eles moram perto do local.
O salvamento aconteceu em 21 de junho, mas só foi divulgado nesta terça-feira (1º/7), depois da PM fazer contato com a família. A soldado Ana Beatriz de Azevedo e os pais da bebê, Gislaine Duarte e Deivid Oswaldo Duarte contaram a história.
A mãe lembra que amamentava a filha por volta de 19h, quando Olívia engasgou e ficou roxa. Ana gritou pedindo ajuda do marido. David conta que aprendeu a manobra de desengasgo e tentou fazer o procedimento, mas a filha não reagiu.
Ele correu com a filha nos braços, até o quartel da PM pedindo ajuda. A soldado Ana e o 2º sargento Rodolfo Jeremias Silveira e Souza estavam em patrulhamento na Praça Francisco Avelino e foram avisados do pedido de socorro, por moradores.
Os policiais retornaram ao quartel imediatamente. Ao chegar ao local eles perceberam que Olívia estava com sinais de parada respiratória.
A soldado Ana fez a manobra de Heimlich, para desobstruir as vias aéreas e desengasgar a bebê. Ao mesmo tempo, o sargento Souza acionou a ambulância municipal.
David e Ana detalham que o socorro rápido e o treinamento da PM, fez Olívia voltar a respirar. A bebê foi levada pela ambulância, para o Pronto Atendimento Municipal. Ela passou por atendimento médico e foi liberada, após ser constatado que estava em boas condições de saúde.
Casos de engasgamento de crianças e adultos exigem técnicas de primeiros socorros. O acionamento rápido pode salvar vidas. Os contatos de emergência são o 190 da Polícia Militar e o 193, do Corpo de Bombeiros.
Soldado Ana salvou a bebê Olívia, de três dias de vida, que engasgou com leite materno. Imagem PMMG.