PM salva bebê de três dias que engasgou com leite materno

Pai levou bebê no colo até quartel da PM, pedindo ajuda. Ação rápida da PM salvou bebê com parada respiratória, em São Sebastião da Bela Vista.

Nayara Andery / 01 julho 2025

Uma bebê de três dias engasgou com leite materno e foi salva por uma policial militar, em São Sebastião da Bela Vista. O pai da bebê Olívia foi até o quartel da PM para pedir ajuda assim que ela engasgou. Eles moram perto do local.

O salvamento aconteceu em 21 de junho, mas só foi divulgado nesta terça-feira (1º/7), depois da PM fazer contato com a família. A soldado Ana Beatriz de Azevedo e os pais da bebê, Gislaine Duarte e Deivid Oswaldo Duarte contaram a história.

A mãe lembra que amamentava a filha por volta de 19h, quando Olívia engasgou e ficou roxa. Ana gritou pedindo ajuda do marido. David conta que aprendeu a manobra de desengasgo e tentou fazer o procedimento, mas a filha não reagiu.

Ele correu com a filha nos braços, até o quartel da PM pedindo ajuda. A soldado Ana e o 2º sargento Rodolfo Jeremias Silveira e Souza estavam em patrulhamento na Praça Francisco Avelino e foram avisados do pedido de socorro, por moradores.

Os policiais retornaram ao quartel imediatamente. Ao chegar ao local eles perceberam que Olívia estava com sinais de parada respiratória.

A soldado Ana fez a manobra de Heimlich, para desobstruir as vias aéreas e desengasgar a bebê. Ao mesmo tempo, o sargento Souza acionou a ambulância municipal.

David e Ana detalham que o socorro rápido e o treinamento da PM, fez Olívia voltar a respirar. A bebê foi levada pela ambulância, para o Pronto Atendimento Municipal. Ela passou por atendimento médico e foi liberada, após ser constatado que estava em boas condições de saúde.

Casos de engasgamento de crianças e adultos exigem técnicas de primeiros socorros. O acionamento rápido pode salvar vidas. Os contatos de emergência são o 190 da Polícia Militar e o 193, do Corpo de Bombeiros.

Soldado Ana salvou a bebê Olívia, de três dias de vida, que engasgou com leite materno. Imagem PMMG.

Mais Lidas