
Casais gostam de celebrar o dia dos namorados com jantares, presentes e surpresas. Para o comércio é uma das datas em que se aproveita para vender mais, sejam bares, restaurantes ou lojas de diversos segmentos. Fazer reserva ou sair mais cedo é uma forma de evitar passar o dia especial na fila, devido à alta procura.
A expectativa de 82% dos estabelecimentos é faturar mais que no ano passado, aponta pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Para a maioria, o crescimento deve ser de até 20%.
Aproveitar a data para faturar mais é uma tendência. Gestores de 95% optaram por abrir os estabelecimentos para os casais celebrarem o dia dos namorados.
Em Pouso Alegre, hotéis e restaurantes apostam em oferecer atrativos aos casais na comemoração da data especial. Segundo o Sindipa, sindicato da categoria, tem desde hotel que concede desconto na reserva antecipada até o que oferece café da manhã na cama, com garrafa de espumante e decoração com pétalas de rosa na suíte luxo.
Nos restaurantes a variedade inclui jantar à luz de velas com música ao vivo, cardápio especial, decoração romântica e garrafa de espumante de cortesia para mesas com dois casais ou mais, dependendo do local escolhido.
Os presentes dependem do gosto e da criatividade. Tem casais que se presenteiam com roupas, joias, calçados, itens de tecnologia, produtos para a casa, cestas de café da manhã, produtos personalizados, objetos de sex shop.
O valor dos presentes é um dos temas da Pesquisa Expectativa de Vendas Namorados 2025, do Núcleo de Pesquisa & Inteligência da Fecomércio MG. E 49% das empresas ouvidas acreditam que os consumidores devem gastar entre R$ 70,00 e R$ 200,00 com o presente.
Para 73,6% dos comerciantes, as compras serão à vista. O Pix representa 27,6%, o cartão de crédito à vista 24,8%, o débito à vista 10,5% e o dinheiro 1,7%.
O cartão de crédito parcelado ocupa uma alta faixa, sendo 30,1% da estimativa dos pesquisados. A Fecomércio ouviu 421 empresas de todas as regiões do estado, de 8 a 19 de maio.