
Repórter Nayara Andery foi até o local e ouviu moradores, além de flagrar a situação – a matéria em vídeo será exibida às 18h30 no Mandu News desta terça-feira (20/5), ao vivo no youtube e facebook / Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu
O Terra do Mandu flagrou uma situação de abandono, depredação e acúmulo de sujeira nos vestiários de um campo de futebol no bairro São João, em Pouso Alegre, no Sul de Minas. O espaço é público e vem sendo alvo de reclamação e denúncia da população.
O local, conhecido como ‘Campo da BRZ’, fica na Avenida Projetada, que liga a MG-290 a Rua Três Corações, principal via do bairro São João. O campo é utilizado por várias crianças, inclusive para atividades coletivas, como a que estava acontecendo no local na manhã desta terça-feira (20/5), com dezenas de crianças.

Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu
No local onde eram os vestiários, há muito lixo e entulho. A equipe flagrou restos de comida, fezes humanas, pedaços de móveis, roupas, colchões e muito lixo acumulado. O mau cheiro é insuportável para quem entra no local.

Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu

Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu

Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu
A parede da entrada está coberta de fuligem, assim como o teto, que teve parte da estrutura que cedeu, sinais que indicam que o local já sofreu um incêndio. Há pessoas em situação de rua vivendo em um dos vestiários, que está até fechado com pedaços de madeira, usados como porta.

Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu
Enquanto nossa equipe estava no local, pelo menos dois homens, que vivem em situação de rua, saíram do local, sentido a MG-290. Próximo dali, fica o Albergue Municipal e o Centro POP, que recentemente retornaram para o São João.
O São João, um dos bairros mais populosos de Pouso Alegre, conta com dois campos de futebol. Os moradores falam que não conseguem usar o ‘Campo da BRZ’, devido a presença de moradores de rua, que tomaram o espaço, e usuários de droga, que frequentam o local, principalmente durante a noite.

Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu

Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu
Prefeitura diz que vai demolir o espaço
O Terra do Mandu procurou a Prefeitura Municipal, que respondeu por meio de nota, informando que irá demolir o espaço, pois mesmo diante de reforma que a Secretaria de Esportes citou ter realizado, houve depredação e optou-se por não realizar nova recuperação. Ainda segundo a nota, o processo de demolição está em andamento e atualmente encontra-se na fase documental.
“A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Superintendência de Esportes, informa que o espaço em questão, conhecido como Campo da BRZ, foi construído com o objetivo de atender à população, tendo passado por reforma após atos de vandalismo. No entanto, diante de nova depredação do patrimônio público, optou-se por não realizar nova recuperação. O processo de demolição está em andamento e atualmente encontra-se na fase documental. Ressalta-se que o município dará continuidade aos investimentos no esporte, com a reforma do campo conhecido como COI, localizado nas proximidades”, disse a Prefeitura.

Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu