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A Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) realiza neste sábado (17/5) a 4ª etapa do projeto ‘TDAH Levado a Sério na Escola’, que pela primeira vez, será em Minas Gerais. O evento acontecerá em Pouso Alegre, a partir das 8h30, no Marques Plaza Hotel.
A ação reunirá professores e educadores do Ensino Fundamental 1 e 2 das escolas municipais, estaduais e particulares, além de profissionais de cidades vizinhas. Esses educadores são, muitas vezes, os primeiros a identificar as dificuldades de atenção que dificultam a aprendizagem em crianças e adolescentes.
A iniciativa que conta com o apoio da ABDA, e da Apsen, indústria farmacêutica 100% brasileira, tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o TDAH na sala de aula, apoiar práticas pedagógicas e incentivar uma educação inclusiva e acolhedora.
“A ideia do projeto itinerante é difundir informações corretas sobre TDAH em todas as esferas da educação – seja na rede municipal, estadual ou particular. No Brasil, diferentemente do que acontece nos países de primeiro mundo, muitos alunos enfrentam desafios no aprendizado e desenvolvimento pleno devido à falta de informações sobre TDAH. Não há como pensar em educação inclusiva sem considerar que cada aluno aprende em seu próprio ritmo de aprendizagem. As escolas podem, precisam e devem estar capacitadas para identificar os potenciais sinais de TDAH, oferecer suporte pedagógico para professores, alunos e seus familiares. Somente assim, esse contingente de crianças e adolescentes poderá, a partir do diagnóstico e tratamento corretos, ser realmente percebido como sujeitos da inclusão e da cidadania”, explica Iane Kestelman, psicóloga e presidente voluntária da ABDA.

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O cenário do TDAH no Brasil
Mais associado ao desenvolvimento infantil, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) pode afetar até 6 % da população. Trata-se de um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por três sintomas principais: desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Embora mais frequente em crianças e adolescentes, o TDAH também afeta adultos. Com o reconhecimento crescente do transtorno, os diagnósticos em pessoas acima dos 44 anos têm aumentado, atingindo uma prevalência de até 4% nessa faixa etária.
De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH é amplamente reconhecido pelos especialistas e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um problema de saúde pública. Mesmo assim, a falta de políticas públicas específicas, o estigma e a dificuldade de diagnóstico ainda mantêm a maioria das pessoas sem acesso ao tratamento adequado.
Reconhecer os sintomas e buscar um médico capacitado para o diagnóstico é o primeiro passo. Mas a jornada da pessoa com TDAH também enfrenta desafios estruturais: atualmente, especialistas, parlamentares, autoridades em saúde e associações de pacientes discutem a regulamentação da LEI Nº 14.254, que prevê acompanhamento integral ao paciente desde o diagnóstico até o apoio terapêutico.
Apesar disso, o protocolo de atendimento pelo SUS ainda requer ajustes, especialmente quanto à distribuição de medicamentos, que contraria recomendações internacionais. Na maioria dos casos, a medicação é essencial para controle e dos sintomas do TDAH.

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Sobre a ABDA
Fundada em 1999, presidida voluntariamente pela psicóloga clínica, Iane Kestelman, mãe de dois filhos com TDAH, a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) é uma associação de pessoas com TDAH, sem fins lucrativos, com o objetivo de disseminar informações científicas sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).
A entidade também atua para capacitar profissionais de saúde e educação, além de oferecer suporte a pessoas com esse Transtorno e a seus familiares em todo o Brasil. Com foco nas pessoas com TDAH, a ABDA trabalha para garantir inclusão e cidadania plena de todas os indivíduos com TDAH no Brasil, ampliando a educação e o conhecimento da população e da sociedade sobre o assunto.
Tanto para os profissionais de saúde ou de educação, a meta é sempre a mesma: oferecer capacitação para que cada vez mais o transtorno possa ser identificado, diagnosticado e tratado corretamente.
]Sobre o TDAH Levado a Sério
O objetivo do projeto TDAH Levado a Sério é promover a conscientização do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), combatendo o preconceito e a desinformação.
Dentro do projeto, temos a iniciativa do TDAH Levado a Sério na Escola, uma ação que tem como missão disseminar informações relevantes para os educadores e a comunidade escolar, valorizando o papel fundamental do educador e da escola na jornada dos alunos com o transtorno.
Um ambiente preparado beneficia não só o aluno com TDAH, mas melhora a dinâmica de toda a sala de aula, promovendo a harmonia e o engajamento.
Mais informações em www.tdah.org.br ou www.tdahlevadoaserio.com.br