Parque Nacional do Itatiaia registra temperatura negativa e geada nesta sexta

Termômetro bateu -3,1ºC no parque entre o Sul de MG e o Rio de Janeiro. Em Delfim Moreira, mínima registrada foi de 0,1°C nesta sexta

Iago Almeida / 16 maio 2025

O Sul de Minas amanheceu gelado nesta sexta-feira (16/5), com termômetros beirando zero grau em algumas cidades. Como Delfim Moreira, onde uma estação meteorológica instalada no bairro Charco marcou 0.1°C entre o fim da madrugada e início da manhã.

Se geou na cidade cidade, no Sul de Minas, envie para o Terra do Mandu através do Manduzap (35) 3025-0138. 

No Parque Nacional do Itatiaia, que fica entre o Sul de Minas e o Rio de Janeiro, na Serra da Mantiqueira, a menor temperatura registrada nesta sexta-feira foi de -3,1°C. Este local fica bem no limite entre os municípios de Itamonte, no Sul de MG, e Resende, no RJ.

Leia também: Sul de Minas registra novos recordes de temperaturas mínimas e vira destaque nacional

Foto enviada por Willian Siqueira / WS Consultoria Climatológica

Segundo o geógrafo William Siqueira, a estação fica próximo da nascente do rio campo belo, no ponto mais frio do Parque Nacional do Itatiaia, no local chamado Vale do Rio Campo Belo, há 2.350 metros de altitude. No ano de 2023, a estação chegou a marcar -9,1°C.

Os dados acima são de estações particulares, pertencentes a WS Consultoria Climatológica, empresa que possui parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Confira as temperaturas baixas da região nesta sexta:

 

Mais Lidas