Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Heliponto do Hospital Oncológico recebe 1º pouso com transporte de paciente

O primeiro pouso no heliponto do Hospital Oncológico Samuel Libânio (HOSL), em Pouso Alegre, transportou uma bebê de três meses, nesta terça-feira (13/5). Ela foi trazida pelo helicóptero Arcanjo, dos Bombeiros em parceria com o Samu, para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

A paciente foi socorrida pelo Samu, em Extrema e conduzida pelo Arcanjo até o heliponto. O Samu colocou a bebê em uma maca e a levou para o Hospital das Clínicas. A bebê não resistiu e faleceu no fim da tarde desta terça-feira.

“Importante ressaltar que o transporte foi feito pelo SUS, não tem nada de particular”, destacou o deputado federal Rafael Simões. Ele é o idealizador do HOSL.

O piloto do Arcanjo, tenente-coronel Kleber Silveira de Castro, explica que o transporte aéreo agiliza o socorro, gera menos movimentações no trajeto e diminui as intercorrências com o paciente.

“Acredito que todos os hospitais de ponta, de primeira linha, têm que se preocupar em ativar os seus helipontos e quem mais está ganhando com isso não é o médico ou o bombeiro, é o paciente.” O bombeiro disse ao pousar, que o heliponto tem boa localização e rampa de pouso que ajuda na aproximação da aeronave.

O heliponto pertence ao Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL), administrado pela FUVS. O objetivo é agilizar o transporte de pacientes de toda a região, atendidos pelo Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) e Hospital Oncológico.

Jussara Rodrigues, superintendente de Enfermagem do complexo hospitalar, destaca que o heliponto aumenta as oportunidades de salvamento e recuperação de pacientes. “Esse transporte de helicóptero, ele chega muito mais rápido. Então as chances de qualquer doente transportado nesses casos aumentam significativamente”.

O Hospital Oncológico

O HOSM tem cinco andares. O primeiro pavimento e o heliponto foram inaugurados em 30 e junho de 2024. Este pavimento tem 36 consultórios e duas salas para pequenas cirurgias.

Segundo a FUVS, administradora do hospital, o HOSM vai atender 53 municípios. A estimativa é fazer 7 mil atendimentos oncológicos por mês, com 95% pelo SUS.

O prédio está pronto e teve investimentos de mais de R$ 30 milhões até 2024. Para que os demais pavimentos entrem em funcionamento, faltam as estruturas internas e equipamentos. A previsão é que esteja concluído até 2026.

Hospital Oncológico de Pouso Alegre é inaugurado. Foto – Magson Gomes-Terra do Mandu

Sair da versão mobile