Uma moradora do bairro Residencial Santa Rita, em Pouso Alegre, enviou imagens ao Terra do Mandu reclamando da situação da água encontrada em sua residência na manhã desta terça-feira (13/5). Ela mora na Rua Professora Sueli Costa.
De acordo com a moradora, o cheiro da água estava muito forte, como se tivesse saindo esgoto da torneira do tanque. “Tá vindo fezes da água da rua? Nossa, que fedor”, citou a moradora no vídeo, mostrando a água suja e possivelmente com esgoto.
A moradora citou que sua funcionária estava lavando roupas, quando foi olhar a máquina para trocar a água e percebeu que tudo estava com mau cheiro. “As roupas parecem que caíram no esgoto”, disse ela ao Terra do Mandu.
O Terra do Mandu procurou a Copasa, que disse que o problema foi causado por uma manutenção emergencial na rede de água do bairro, o que causou o arraste de material no interior da tubulação, durante o religamento do sistema, fato que alterou a cor da água em alguns pontos.
A companhia disse ainda que realizou descargas nas redes de distribuição, manobras que consistem em retirar a água que teve a coloração alterada do interior dos canos, além de visitar os imóveis que registraram as reclamações.
A empresa disse que as ações já foram realizadas e que o abastecimento estava normalizado na região. Mas, não é o que confirmou a moradora, que enviou mais imagens às 14h, mostrando que a água continuava turva na residência dela e, segundo ela, em outras casas da rua.
A moradora ainda reclamou dos canais de atendimento da Copasa. “Em nenhuma dessas redes de atendimento é possível fazer essa solicitação, ou não atendem ou já dá que o telefone não funciona e pelo WhatsApp não existe a opção desse tipo de problema”, disse ela.
Atualização: Após novo contato do Terra do Mandu, a Copasa enviou uma equipe novamente ao local e resolveu a situação, segundo a moradora. Qualquer denúncia que o Terra do Mandu possa ajudar, envie no 35 30250138 (whatsapp).
Água estava suja e com cheiro de esgoto, segundo a moradora
Confira a nota da Copasa na íntegra
A Copasa informa que realizou uma manutenção emergencial da rede de água do bairro Santa Rita, em Pouso Alegre, que ocasionou o arraste de material no interior da tubulação durante o religamento do sistema, fato que alterou a cor da água em alguns pontos.
A fim de normalizar a situação, a Companhia realizou descargas nas redes de distribuição, manobras que consistem em retirar a água que teve a coloração alterada do interior dos canos, além de visitar os imóveis que registraram as reclamações. Essas ações já foram realizadas, e o abastecimento está normalizado na região.
A Companhia orienta aos clientes que, se ainda notarem alguma alteração na cor da água, registrem a ocorrência nos canais de relacionamento da empresa, informando o endereço completo, para que os casos possam ser avaliados pontualmente e tomadas as medidas necessárias. Os canais de relacionamento com o cliente são: Agência Virtual no site www.copasa.com.br; WebChat no site; WhatsApp (31) 99770 7000 (funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados – exceto nacionais), das 8h às 12h; Central de Atendimento 0800 0300 115; ou ainda nas agências de atendimento presenciais, com funcionamento de segunda a sexta-feira, em horário comercial.