Pouso Alegre

Moradora reclama de água suja e Copasa cita problema em manutenção emergencial

Caso aconteceu no bairro Santa Rita. Copasa citou que Companhia realizou descargas nas redes de distribuição para resolver problema. Mas, moradores dizem que situação continua.

Iago Almeida / 13 maio 2025

Uma moradora do bairro Residencial Santa Rita, em Pouso Alegre, enviou imagens ao Terra do Mandu reclamando da situação da água encontrada em sua residência na manhã desta terça-feira (13/5). Ela mora na Rua Professora Sueli Costa.

De acordo com a moradora, o cheiro da água estava muito forte, como se tivesse saindo esgoto da torneira do tanque. “Tá vindo fezes da água da rua? Nossa, que fedor”, citou a moradora no vídeo, mostrando a água suja e possivelmente com esgoto.

A moradora citou que sua funcionária estava lavando roupas, quando foi olhar a máquina para trocar a água e percebeu que tudo estava com mau cheiro. “As roupas parecem que caíram no esgoto”, disse ela ao Terra do Mandu.

O Terra do Mandu procurou a Copasa, que disse que o problema foi causado por uma manutenção emergencial na rede de água do bairro, o que causou o arraste de material no interior da tubulação, durante o religamento do sistema, fato que alterou a cor da água em alguns pontos.

A companhia disse ainda que realizou descargas nas redes de distribuição, manobras que consistem em retirar a água que teve a coloração alterada do interior dos canos, além de visitar os imóveis que registraram as reclamações.

A empresa disse que as ações já foram realizadas e que o abastecimento estava normalizado na região. Mas, não é o que confirmou a moradora, que enviou mais imagens às 14h, mostrando que a água continuava turva na residência dela e, segundo ela, em outras casas da rua.

A moradora ainda reclamou dos canais de atendimento da Copasa. “Em nenhuma dessas redes de atendimento é possível fazer essa solicitação, ou não atendem ou já dá que o telefone não funciona e pelo WhatsApp não existe a opção desse tipo de problema”, disse ela.

Atualização: Após novo contato do Terra do Mandu, a Copasa enviou uma equipe novamente ao local e resolveu a situação, segundo a moradora. Qualquer denúncia que o Terra do Mandu possa ajudar, envie no 35 30250138 (whatsapp).

Água estava suja e com cheiro de esgoto, segundo a moradora

Confira a nota da Copasa na íntegra

A Copasa informa que realizou uma manutenção emergencial da rede de água do bairro Santa Rita, em Pouso Alegre, que ocasionou o arraste de material no interior da tubulação durante o religamento do sistema, fato que alterou a cor da água em alguns pontos.

A fim de normalizar a situação, a Companhia realizou descargas nas redes de distribuição, manobras que consistem em retirar a água que teve a coloração alterada do interior dos canos, além de visitar os imóveis que registraram as reclamações. Essas ações já foram realizadas, e o abastecimento está normalizado na região.

A Companhia orienta aos clientes que, se ainda notarem alguma alteração na cor da água, registrem a ocorrência nos canais de relacionamento da empresa, informando o endereço completo, para que os casos possam ser avaliados pontualmente e tomadas as medidas necessárias. Os canais de relacionamento com o cliente são: Agência Virtual no site www.copasa.com.br; WebChat no site; WhatsApp (31) 99770 7000 (funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados – exceto nacionais), das 8h às 12h; Central de Atendimento 0800 0300 115; ou ainda nas agências de atendimento presenciais, com funcionamento de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Mais Lidas