Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Jubileu celebra 50 anos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre

Jubileu celebra 50 anos de Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Pouso Alegre; fieis recontam história

A Paróquia de Fátima, a segunda instalada em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, comemora o Jubileu de 50 anos. O aniversário é em 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima.

A fé em Nossa Senhora de Fátima é uma das devoções marianas mais tradicionais no mundo. Paroquianas falam dessa devoção, entrelaçada com a história da paróquia.

O local onde está a igreja era a Vila Vicentina. A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), responsável pela vila, doou a área de 800 metros quadrados, perto do Hospital das Clínicas, para a construção da paróquia.

Os Vicentinos praticam a caridade e o amor ao próximo. Nesse grupo, estavam os pais de Rita de Cássia Pereira, catequista da paróquia que recorda com detalhes do lugar. “Tinha uma capela e a Vila Vicentina, que frequentávamos.” Após a doação a capela foi demolida para dar lugar ao novo tempo, bem maior.

“A gente sentava nos mourões no chão para participar da catequese, quando aqui ainda era a Vila Vicentina. Tinham as casas de idosos no entorno”, recorda a ministra da Comunhão Eucarística, Osvânia de Oliveira.

Ela e os pais acompanharam as mudanças da nova paróquia. A família sempre foi voluntária na comunidade. “Minha mãe é uma das co-fundadoras do Apostolado de Oração, há 45 anos. Uma vida de graças relacionadas à devoção a Nossa Senhora de Fátima.”

A nova igreja foi idealizada por Padre Geraldino Arantes. Os primeiros pilares foram erguidos em 1974, com mutirões e ajuda da comunidade rural. A paróquia foi inaugurada no ano seguinte, com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima doada pelo Santuário de Fátima, em Portugal. Ela fica ao lado do altar.

Na família de Rita são quatro gerações presentes na paróquia. Os filhos foram batizados e casados nesta igreja. Os netos também aprenderam cultivar a fé com exemplos em casa e na paróquia.

A devoção a Nossa Senhora de Fátima é considerada por católicos, como uma das maiores devoções marianas em todo o mundo. Nossa Senhora de Fátima fez aparições a três crianças pastoras, Lúcia, Francisco e Jacinta, na Cova da Iría, em Portugal. As mensagens pediam oração pelo mundo, alertavam sobre miséria, perseguição e guerra entre países, o atentado contra um homem de branco, relacionado ao milagre que salvou o Papa João Paulo II. Uma das aparições tem relatos históricos em que uma multidão presenciou o sol surgir no céu escuro e parecer dançar no céu, como uma bola de fogo que parecia vir sobre a Terra. A primeira aconteceu em 13 de maio de 1917.

Um dos marcos sociais, foi o projeto social Bom Samaritano, que oferecia atendimento gratuito de psicólogos e massoterapeutas, além de auxílio espiritual para pessoas de toda a região.

A paróquia une há cinco décadas, devotos de Nossa Senhora de Fátima. A nova coroa, assim como a imagem ao lado do altar, foi doada pelo Santuário de Fátima, em Portugal. Ações celebram o jubileu, como a imagem de Nossa Senhora Aparecida instalada na praça da paróquia.

Nesta semana, a paróquia lança a revista dos 50 anos, a nova logomarca, além de inaugurar do lado de fora da igreja, dois marcos simbólicos dessa história e das aparições de Nossa Senhora de Fátima.

“Que esse momento de Jubileu de Ouro em nossa paróquia seja de estímulo para seguir em frente, evangelizando, com lutas e desafios, porém com a luz do Espírito Santo e a proteção de Nossa Senhora de Fátima”, pede Osvânia.

Aparições de Nossa Senhora de Fátima

A história do catolicismo retrata que a Virgem Maria apareceu para três crianças pastoras: Lúcia, Francisco e Jacinta. As aparições começaram em 13 de maio de 1917, na Cova da Iria, em Portugal.

A Virgem Maria pedia orações para o mundo e alertava sobre miséria, perseguição, guerra entre países e o atentado contra um homem de branco, relacionado ao milagre que salvou o Papa João Paulo II. Ela pediu que as crianças retornassem por cinco meses.

Uma das aparições tem relatos históricos em que uma multidão presenciou o sol surgir no céu escuro e parecer dançar no céu, como uma bola de fogo que parecia vir sobre a Terra.

Sair da versão mobile