Notícia

Exposição retrata trajetória do compositor de Tonico e Tinoco, em Paraisópolis

Nascido em Paraisópolis, Braz Aparecido é um dos expoentes mais celebres da música caipira brasileira. Exposição acontece até dia 19/5 no Mercado Municipal.

Iago Almeida / 13 maio 2025

Foto: Gabriel Couto

Paraisópolis, no Sul de Minas, está recebendo uma exposição sobre a trajetória do compositor paraisopolense Braz Aparecido, um dos expoentes mais celebres da música caipira brasileira. A obra do compositor é um reflexo da vida do homem caipira, seus modos e costumes singulares.

Como um dos compositores da dupla Tonico e Tinoco, uma das mais famosas duplas de viola caipira do país, o mestre tende a deixar um legado artístico que continuará a inspirar novas gerações.

“Suas composições abrilhantam a cultura popular paraisopolense e demonstram a importância de exaltar a vida interiorana e a melancolia do ser. Esse compositor não é somente um artista, mas um imortal para a nossa gente”, diz o organizador da exposição, Gabriel Couto, que é assistente de administração pública em cultura e patrimônio de Paraisópolis. 

Braz Aparecido, nascido em Paraisópolis, falou com o Terra do Mandu – a entrevista completa sai no jornal Mandu News, ao vivo, às 18h30 desta terça-feira (13/50 – confira no youtube / Foto: Gabriel Couto

A exposição teve início no dia 9 de maio e seguirá até o dia 19 de maio, no Mercado Municipal da cidade, em parceria com o Departamento de Lazer, Cultura e Turismo. Ela apresenta a trajetória do ator, radialista e intérprete da viola caipira.

“Sua contribuição para a música caipira é inestimável. Sua obra continua a viver, inspirando e emocionando aqueles que a ouvem. Essa exposição é uma oportunidade para exaltar a cultura popular paraisopolense e destacar a importância do trabalho artístico desse mestre. É um tributo a um homem que dedicou sua vida à música e à cultura caipira”, completou Gabriel Couto.

Além disso, os visitantes ainda poderão conhecer os filmes produzidos em parceria com personalidades ilustres de Paraisópolis, mostrando a colaboração regional que marcou sua carreira; coleções pessoais de LPs e fotos com artistas renomados no país, mostrando sua vida e conexões no mundo da música; os discos do artista que estão sendo apresentados em uma vitrola; uma seleção de fotos de seu acervo pessoal; e mais.

Confira imagens da exposição:

Foto: Gabriel Couto

Foto: Gabriel Couto

Foto: Gabriel Couto

Foto: Gabriel Couto

Foto: Gabriel Couto

Mais Lidas