Homem cai no ‘Buracão do Esplanada’ após discussão e recusa ajuda dos Bombeiros por mais de 2h

Bombeiros informaram que o homem estava embriagado e com ferimentos após cair de 15 metros de altura; após 2h30 de conversas, ele resolveu aceitar ajuda dos militares.

Iago Almeida / 12 maio 2025

Imagem mostra local do incidente em Pouso Alegre, próximo da Via Noroeste e do bairro Santo Antônio / Foto: Reprodução Google Maps

O Corpo de Bombeiros teve dificuldades para resgatar um homem que caiu de um talude em Pouso Alegre, no Sul de Minas, na tarde deste domingo (11/5). Segundo os militares, o homem estava embriagado e recusou atendimento por mais de 2h, até parar de resistir e ser resgatado durante a noite.

O acidente aconteceu por volta de 16h30, no local conhecido como “Buracão do Esplanada”, que fica entre os bairros Esplanada e Santo Antônio e a Via Noroeste. O homem teria caído de um talude com aproximadamente 15 metros de altura.

Testemunhas que estavam no local acionaram os Bombeiros, informando que o homem estava embriagado e agressivo. Eles disseram que o homem teria chegado alterado no local, pegado o capacete de uma das pessoas que estavam lá e tentado agredir mais gente.

A testemunha disse que neste momento o homem acabou caindo no local, depois de perder o equilíbrio. Ele teria conseguido sair sozinho do local, mas ao chegar ao topo, ele iniciou uma nova discussão e caiu novamente no talude, não conseguindo mais sair.

Lembrando que as informações acima são de testemunhas, repassadas ao Corpo de Bombeiros Militar, que repassou para a imprensa.

Os Bombeiros enviaram uma viatura ao local e quando chegaram, iniciaram o salvamento. Entretanto, o homem resistiu para receber ajuda. Foi iniciada uma negociação e estabilização emocional para que ele deixasse ser resgatado.

Segundo os Bombeiros, apenas depois de 2h30 de esforços contínuos da equipe, o homem acabou cedendo e aceitando o resgate. Ele foi içado com segurança por meio do sistema montado pelos bombeiros.

“Os militares optaram pela montagem de um sistema de redução de força (polia simples) ancorado em pontos seguros, com utilização de corda guia paralela para garantir estabilidade e segurança. Dois militares realizaram o acesso vertical até o ponto onde se encontrava a vítima. A vítima foi localizada em posição ortostática, consciente e orientada, apresentando pequenas escoriações pelo corpo, sem sinais de fratura ou comprometimento grave imediato. Apresentava hálito etílico, com comportamento disperso e resistente ao atendimento da equipe de resgate”, disse o Corpo de Bombeiros em nota.

Uma ambulância do Samu já estava no local aguardando para o atendimento e encaminhou a vítima para o Complexo Hospitalar Samuel Libânio, onde ele foi atendido. Não há informações do estado de saúde do homem.

Mais Lidas