Pouso Alegre

Pouso Alegre promove Dia D de vacinação contra a Gripe neste sábado

Mais de 15 mil doses já foram aplicadas desde o início da campanha. Ao todo, 19 unidades de saúde participarão da ação neste sábado; veja!

Iago Almeida / 09 maio 2025
VACINA GRIPE - PMPA

Foto: PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre realizará neste sábado (10/5), o Dia D de vacinação contra a Influenza. Todas as salas de vacina do município estarão abertas das 8h às 16h, garantindo acesso à imunização em diferentes pontos da cidade.

De acordo com a Prefeitura, a mobilização visa ampliar a cobertura vacinal contra o vírus da gripe antes do início do inverno, período em que aumentam os casos e a circulação do vírus. Ao todo, 19 unidades de saúde participarão da ação.

A população poderá se vacinar, então, nos postos dos bairros Algodão, Cruz Alta, Belo Horizonte, Cidade Jardim, Colinas Santa Bárbara, Esplanada, Faisqueira, Fátima, Foch, Yara, UMI, Pantano, Centro de Vacinação, São Cristóvão, Pão de Açúcar, Santa Edwirges, ESF São Geraldo, Sebastião Reis e Jatobá.

Vacinação ampliada

A vacinação está liberada para toda a população a partir dos 6 meses, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Apesar da ampliação, a meta do município é imunizar pelo menos 90% do público prioritário.

O grupo prioritário inclui crianças, gestantes, idosos, professores, profissionais de saúde, pessoas com comorbidades e doenças crônicas, além de membros das forças de segurança e motoristas de transporte coletivo. Mais de 15 mil doses já foram aplicadas desde o início da campanha.

O que é preciso levar?

Para receber a vacina, é necessário apresentar CPF ou Cartão SUS e, sempre que possível, a caderneta de vacinação. A imunização pode ser feita mesmo por quem teve gripe recentemente, caso esteja sem febre e com melhora dos sintomas. Também não há necessidade de intervalo entre a vacina da gripe e outras vacinas do calendário, como a da Covid-19.

“A vacinação é o modo mais eficaz de prevenção. Deve ser feita quanto antes do início do inverno, para termos tempo de proteger nosso organismo para o período de maior circulação do vírus, onde as pessoas ficam mais doentes e a contaminação se torna inevitável. A vacina tem o poder de impedir o agravamento da doença, como hospitalização, sequelas e até óbito. É muito importante também manter outros cuidados, como a lavagem frequente das mãos, evitar ambientes aglomerados e sem ventilação, reduzindo a propagação do vírus”, destacou a coordenadora de Imunização, Débora Alves de Souza.

Mais Lidas