O aumento dos roubos, furtos, desvios e saques de cargas nas rodovias, principalmente, na Fernão Dias (BR-381), foi tema de debate em seminário realizado em Pouso Alegre, Sul de Minas.
O encontro, realizado nesta quarta-feira (7/5), reunião autoridades em segurança pública, indústrias, empresas de transportes de cargas e logística, além de especialistas e outros representantes do setor.
O transporte rodoviário responde por cerca de 60% da movimentação de cargas no Brasil, sendo elemento essencial da logística nacional. De acordo com os organizadores do seminário ‘Segurança em Movimento’, os altos índices de acidentes e o crescimento dos roubos de carga impõem sérios desafios ao setor.
Além das perdas humanas e materiais, esses crimes geram impactos econômicos significativos, como o aumento do custo logístico, elevação nas tarifas de seguro e redução da competitividade das empresas brasileiras.
Representantes ouvidos pela reportagem do Terra do Mandu afirmam que as empresas têm aumentado os investimentos na segurança do transporte. Veja na reportagem acima.