Prefeitura abre apuração interna sobre denúncia feita por vereador na Câmara

Secretária de Políticas Sociais esteve respondendo questionamentos na Câmara. Vereador Leandro Morais denunciou morador de rua que teria sido mantido nu em canil; confira detalhes!

Iago Almeida / 30 abril 2025

Durante a sessão da Câmara Municipal de Pouso Alegre, no Sul de Minas, nesta terça-feira (29/4), o vereador Leandro Morais (União Brasil) apresentou uma denúncia sobre uma pessoa em situação de rua, que teria sido mantido nu dentro de um canil no antigo Centro Municipal de Acolhimento Provisório de Adultos (CEMAPA).

O vereador exibiu na Câmara a imagem de um homem nu dentro das instalações do CEMAPA, na área do canil. A denúncia aconteceu em meio aos questionamentos que estavam sendo feitos para a Secretária de Políticas Sociais, Marcela Nascimento.

A secretária foi convocada pelos vereadores, para responder questões relacionadas a sua pasta, como o tratamento às pessoas em situação de rua, Albergue, CEMAPA, Centro POP e mais assuntos. E um desses assuntos acabou sendo a denúncia.

O caso teria acontecido no antigo CEMAPA, perto da Perimetral. Há pouco mais de um mês, os serviços retornaram ao bairro São João, onde eram realizados antes da mudança para próximo da Praça CEU.

Foto enviada pelo vereador Leandro Moraes (União)

Por conta da situação, os ânimos ficaram exaltados entre a secretária e o vereador Leandro Morais. O presidente da Câmara, Vereador Dr. Edson, até tentou intervir, mas os dois continuaram discutindo.

Depois, o vereador Israel Russo também entrou na discussão e chegou a aumentar a voz com a secretária, que se negou a responder um questionamento, que segundo ela, não constava no requerimento de convocação de pauta.

O requerimento foi inclusive lido na Câmara, constando que não havia nele a pergunta feita pelo vereador. Entretanto, o jurídico da Câmara informou que a pergunta poderia ser feita e que a secretária poderia responder, mas ela preferiu não entrar no questionamento.

Prefeitura abre apuração

O Terra do Mandu procurou a Prefeitura Municipal sobre a denúncia apresentada pelo vereador Leandro Morais. A prefeitura informou em nota que repudia qualquer forma de desrespeito à dignidade humana e reforça seu compromisso com o cuidado e o respeito às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Ainda informou que iniciou uma apuração interna e caso sejam constatadas irregularidades ou condutas criminosas, a Prefeitura disse que assegura que irá tomar as medidas cabíveis e responsabilizar os envolvidos. Confira a nota da Prefeitura na íntegra:

“A Prefeitura de Pouso Alegre reafirma seu repúdio a qualquer forma de desrespeito à dignidade humana e reforça seu compromisso com o cuidado e o respeito às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Informa, ainda, que tão logo teve ciência dessa possível ocorrência no antigo CEMAPA iniciou uma apuração interna. Caso sejam constatadas irregularidades ou condutas criminosas, a Prefeitura assegura que irá tomar as medidas cabíveis e responsabilizar aqueles envolvidos”. 

Morador de rua foi espancado após denúncia

O mesmo homem, que vive em situação de rua, alvo da denúncia do vereador, foi espancado no início da madrugada desta quarta-feira (30/4), na Avenida Vicente Simões, no centro de Pouso Alegre. O monitoramento municipal da Prefeitura flagrou as agressões e a equipe acionou a Polícia Militar, que conseguiu intervir e levou o agressor, que também é pessoa em situação de rua, para a delegacia. Veja detalhes:

Mais Lidas