Levantamento de uma consultoria apontou que de todos os afastamentos de funcionários nas empresas no ano passado, 30% foram de problemas relacionados à saúde mental.
Nos últimos anos o termo que se popularizou foi a síndrome de Burnout, que é o esgotamento profissional, é uma condição psicológica causada por um estresse crônico e prolongado no trabalho, que resulta em exaustão emocional.
Em entrevista ao Mandu News, a advogada especialista em direito trabalhista, Beatriz Grilo, explicou sobre mudanças na Norma Regulamentadora (NR-01). Essa norma trata, justamente, da saúde e segurança no trabalho.
Os empresários estão sendo bombardeados sobre as alterações da NR, muitos sem saber como agir. A advogada conta que, apesar da mudanças, são situação até simples que as empresas têm capacidade de se adaptar.
As empresas serão responsáveis para promover a prevenção, a identificação e o tratamento para um ambiente de trabalho mentalmente saudável.
Beatriz afirma que a melhor forma para seguir as regras é a conscientização dos empresários e os colaboradores conhecerem seus direitos e colaborar para um ambiente saudável. Assista à entrevista acima!
ATUALIZAÇÃO: Inicialmente, a fiscalização acerca do cumprimento das mudanças da NR 01 teria início já no próximo mês de Maio.
Contido, na última quinta-feira, dia 24/04, o Ministro do Trabalho e Emprego , o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, oficializou o adiamento da entrada em vigor da referida NR.
De acordo com o ministro, o primeiro ano terá caráter educativo e orientativo, permitindo que as empresas se adaptem às novas exigências.
A fiscalização e eventuais autuações pela Inspeção do Trabalho terão início apenas em 26 de maio de 2026.