Notícia

Projeto para plantio de árvores é lançado no CIEM de Fátima

Iniciativa visa estimular a criação de pomares em Pouso Alegre, com árvores frutíferas nativas da Mata Atlântica; veja imagens

Iago Almeida / 24 abril 2025

Foto: PMPA

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente realizou neste mês de abril, o lançamento do projeto Pomares da Mata Atlântica na Escola Municipal Doutor Ângelo Consoli (CIEM de Fátima). Houve participação dos alunos da Educação em Período Integral.

Segundo a secretaria, a iniciativa visa estimular a criação de pomares com árvores frutíferas nativas da Mata Atlântica, promovendo o conhecimento sobre os frutos típicos do bioma, incentivando seu consumo e destacando sua relevância ecológica.

As espécies utilizadas ajudam a atrair aves e polinizadores, contribuem para a conservação do solo e fortalecem a cultura de educação ambiental. Durante a ação, os alunos participaram do plantio de mudas e de uma roda de conversa com a equipe de educação ambiental da Secretaria, que apresentou explicações científicas sobre o bioma da Mata Atlântica e sua biodiversidade.

Foto: PMPA

“Projetos como este promovem a conscientização ambiental desde cedo e integram o conteúdo pedagógico à vivência prática. É uma forma de formar cidadãos mais conectados com o meio ambiente e conscientes do seu papel na preservação da natureza”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Suelene Marcondes de Souza Faria.

“A gente está aqui plantando vários tipos de árvores. Gostamos muito dessa escola, a Prefeitura ajuda muito a gente, nossa diretora é ótima. A gente ama esse lugar”, declarou a aluna do CIEM, Dara Lavínia.

Foto: PMPA

Entre as mudas disponíveis para o projeto estão espécies como oiti, uvaia, pitanga, grumixama, cabeludinha, ameixa-amarela, araçá, ingá, jatobá e jabuticaba. Dependendo do espaço disponível, de 10 a 15 mudas são plantadas em cada local, acompanhadas de adubo e plaquinhas de identificação em branco, para serem customizadas pelos próprios alunos. A iniciativa também pode ser levada a áreas verdes, mediante solicitação das associações de bairro.

“O projeto Pomares da Mata Atlântica é voltado para escolas, mas também pode ser estendido para áreas verdes, caso haja interesse de associações de bairros. A Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente fornece todo material e mão de obra necessários, além de uma roda de conversa com a equipe de educação ambiental, que traz explicações científicas sobre nosso bioma e a riqueza de sua biodiversidade”, afirmou a Educadora Ambiental, Ana Carla Arantes, que participou do lançamento do projeto com as crianças.

Foto: PMPA

Foto: PMPA

Mais Lidas