Região

Morre aos 73 anos em Itajubá, Padre Luiz César Moraes

Padre fez um vídeo de despedida ao Papa Francisco nesta segunda-feira e foi encontrado morto em casa nesta terça-feira; ele ficou famoso durante a pandemia, após usar filtros em seus vídeos nas redes sociais

Iago Almeida / 22 abril 2025

Foto: redes sociais

Morreu aos 73 anos, em Itajubá, no Sul de Minas, o Padre Luiz César Moraes. O sacerdote foi encontrado morto em casa na manhã desta terça-feira (22/4). Mas, fiéis acreditam que ele pode ter falecido na segunda-feira (21/4).

De acordo com a paróquia, o padre não apareceu para celebração na Santa Missa na Paróquia São Benedito, que estava marcada para às 19h. Uma vizinha foi até a casa onde o padre morava nesta manhã de terça e o encontrou morto.

A causa da morte ainda não foi divulgada. O velório do padre começará às 16h na Matriz São Benedito e o sepultamento ainda não está marcado. O corpo do padre será sepultado em Itajubá/MG.

Padre Luiz César Moraes nasceu em 23 de fevereiro de 1952. Ordenado diácono em 1985 e sacerdote em 1986, Padre César foi um exemplo de fé, coragem e compaixão.

Ele também atuou entre 1994 e 2000 na paróquia Bom Jesus, em Bueno Brandão/MG, além de ter trabalhado em outras paróquias da região. Foi o primeiro pároco da Paróquia São José Operário, localizado no bairro São Carlos, Pouso Alegre.

Famoso na pandemia

Padre Luiz Cesar ficou famoso durante a pandemia da Covid-19, por usar filtros em suas bençãos nas redes sociais. O primeiro aconteceu sem querer, quando ele estava ao vivo e por um descuido, deixou que um filtro fosse acionado na live.

A ação divertiu os fiéis, que pediram que o padre continuasse. Ele virou noticia nacional pela situação, mas levou tudo na brincadeira, não deixando de lado a oração e dedicação a igreja católica. Confira abaixo imagens divulgadas pelo próprio sacerdote em suas redes sociais:

Foto: redes sociais

Notas de pesar

O sacerdote estudou o curso de Ciências Econômicas da FACESM – Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas, que emitiu uma nota de pesar. “Padre Luiz César fez parte da nossa história como um estudante dedicado e, mais tarde, como um exemplo de fé, empatia e serviço ao próximo. Sua trajetória como sacerdote foi marcada pelo amor ao próximo e pelo compromisso com a comunidade. Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos, fiéis e a todos que foram tocados por sua presença e missão. Que seu legado continue inspirando a todos nós”, escreveu.

O Deputado Estadual Ulisses Gomes, também emitiu um comunicado. “É com o coração apertado que recebo a notícia da partida do querido amigo Padre Luiz César Moraes. Conterrâneo querido, Pe. Luiz César foi, por muitos anos, um verdadeiro pilar da nossa comunidade: amigo, conselheiro e sacerdote dedicado. Além de sua missão pastoral, teve papel fundamental como presidente da Associação de Assistência Social Eraídes Rabelo, entidade que realiza um belo trabalho em prol dos mais necessitados, com a doação de cestas básicas, materiais, entre tantas outras ações solidárias”, disse.

A Câmara Municipal também foi as redes sociais lamentar a perda. “Sua partida deixa um vazio imensurável em nossos corações e na comunidade itajubense, a qual dedicou sua vida com amor e devoção. Ao longo de sua trajetória na Paróquia São Benedito e em toda a cidade, ele se destacou pelo seu trabalho incansável em prol do bem-estar espiritual da população, sempre demonstrando muita alegria e leveza, com um sorriso no rosto e uma palavra de conforto. Sua missão de vida e seu legado de amor e solidariedade permanecerão eternamente em nossas memórias”, escreveu.

Mais Lidas