Região

Regional de Saúde de Pouso Alegre vive surto da febre amarela, com três mortes confirmadas

Idoso, de 72 anos, é mais recente vítima da doença. Ele morava em Maria da Fé. SRS de PA alerta para a necessidade de vacinação.

Nayara Andery / 11 abril 2025

Surto de febre amarela deixa a região do Sul de Minas em estado de alerta. São 11 casos confirmados em 2025, entre os 53 municípios da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre. São três mortes por febre amarela, a última confirmada nesta quinta-feira (10/04), em Maria da Fé.

O prefeito de Maria da Fé, Adilson dos Santos, alertou a população nas redes sociais. Ele citou que a situação é alarmante e pediu que as pessoas sejam imunizadas e relatem se encontrarem macacos mortos. Os animais também são vítimas da doença e ajudam a identificar locais com contaminação. Se picados, eles se tornam hospedeiros do vírus transmitido por mosquitos, como o Aedes Aegypti.

As três mortes por febre amarela na região são em Extrema, Pouso Alegre e Maria da Fé. Mais duas mortes ocorreram no Sul de Minas, porém foram pacientes que vieram de fora desta área, como um deles que era de Joanópolis (SP).

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que foram registrados 12 casos de febre amarela na Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre e na de Varginha. O dado considera o período de janeiro a abril de 2025.

Dos 12 casos, 11 são de pessoas não vacinadas e apenas um é de imunizado, o que ajudou o caso a não evoluir para óbito. Segundo a superintendente regional de saúde de Pouso Alegre, Adriana Ferreira, isso mostra a importância da vacinação. “Esse é o caso de um jovem de Silvianópolis. Ele está bem e já teve alta.”

Confira as cidades com casos e mortes confirmados por febre amarela na região:

SRS Pouso Alegre

Cambuí – 1 caso;

Extrema – 3 casos, entre eles, 2 mortes;

Maria da Fé – 1 morte;

Monte Sião – 1 óbito em Campinas (SP), com provável infecção em Monte Sião;

Pouso Alegre – 2 casos, sendo 1 morte;

Poços de Caldas – 1 caso;

Sapucaí Mirim – 1 caso;

Silvianópolis – 1 caso.

SRS Varginha

São Lourenço – 1 morte.

Vírus segue na região

A SRS-PA monitora a circulação do vírus, que tem rota identificada na região de Itajubá, no momento. Estudos apontam o corredor ecológico, de circulação do vírus e a probabilidade de onde ele poderá ser identificado. Isso permite que as secretarias estadual e municipais de saúde intensifiquem as ações de controle da doença.

Vacinação é a prevenção

A vacinação é a forma mais rápida e eficaz de prevenção contra a febre amarela. Ela é oferecida pelo SUS. A primeira dose deve ser aplicada aos 9 meses de vida, com reforço aos 4 anos. Crianças a partir de 5 anos e pessoas não vacinadas recebem a dose única que protege por toda a vida.

Região intensifica combate à doença

Municípios do Sul de Minas têm buscado intensificar a campanha de combate à febre amarela. Em Paraisópolis, um macaco foi encontrado com sinais da doença. Ele morreu antes da chegada da equipe de Vigilância em Saúde, no bairro Onças.

Exames confirmaram o vírus da doença no animal, no fim de março. “Vale ressaltar que Paraisópolis não possui nenhum caso de febre amarela em humanos”, destaca a prefeitura. Equipes de saúde percorrem as casas para conferir a situação vacinal da população.

Macaco morreu por febre amarela, em Paraisópolis. Imagem prefeitura.

A cobertura entre as crianças menores de um ano chega a 93%. O município ampliou a vacinação para a faixa etária etária a partir de 6 meses de vida.

Maria da Fé também amplia as ações de saúde, após o óbito do idoso por febre amarela. Tem Dia D de vacinação neste sábado (12/04) e intensificação da imunização nas salas de vacina, na próxima semana.

O município vai receber o Vacimóvel neste sábado. O serviço oferece imunização contra febre amarela e gripe. O atendimento continua entre segunda-feira (14/04) até quarta-feira (16/04).

Mais Lidas