Polícia

Vigilante é esfaqueado durante serviço, mas segura ladrão até chegada da PM

Homem preso havia saído recentemente do presídio de Itajubá, onde cumpria medidas cautelares, entre elas o recolhimento domiciliar noturno.

Iago Almeida / 09 abril 2025

Foto: Iago Almeida – Terra do Mandu

Um homem foi preso após tentar furtar uma empresa em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, e esfaquear o vigilante do local, que o tentou impedir de cometer o crime. O caso aconteceu por volta de 23h30 desta terça-feira (8/4). Pela violência, o caso acabou enquadrado como tentativa de roubo.

O vigilante, de 32 anos, contou para a polícia que percebeu a movimentação suspeita de dois homens do lado de fora da empresa, quando um deles teria invadido o local, pulando um muro. Ele então abordou o ladrão, que o atingiu com uma facada.

Depois, o vigilante disse que conseguiu atingir o autor com um bastão. Durante a luta corporal, foi novamente esfaqueado, sendo contido com a ajuda da mulher dele, de 29 anos, que interveio na agressão, conseguindo desarmar o autor e auxiliar na imobilização até a chegada da polícia.

Quando os militares chegaram ao local, encontraram o vigilante ferido, segurando o ladrão ao chão. A facada atingiu a região abdominal do vigilante, que foi levado para o Pronto-Socorro Municipal Antônio Moreira da Costa. Ele precisou passar por cirurgia de urgência, devido à gravidade da lesão.

O autor do crime, 44 anos, confessou que havia invadido a empresa com a intenção de furtar fios ou outros objetos, e que entrou em luta corporal com o vigilante ao ser surpreendido. Segundo a PM, ele é bastante conhecido no meio policial, pois possui histórico de roubos, furtos e uso de drogas.

Ainda segundo a PM, o homem havia saído recentemente do presídio de Itajubá, onde cumpria medidas cautelares, entre elas o recolhimento domiciliar noturno. A faca utilizada no crime foi apreendida ainda no local.

O autor foi preso em flagrante por roubo tentado, uma vez que usou de violência grave para tentar assegurar a consumação do furto e evitar sua prisão, e levado para a Delegacia de Polícia Civil.

Denúncias podem ser feitas anonimamente pelos telefones 190 ou 181.

Mais Lidas