Polícia

Polícia Civil abre inquérito para investigar homicídio de morador de rua; uma pessoa foi presa

Vítima foi identificada pelo IML como sendo Luiz Fernando de Morais, de 42 anos. Homem preso denunciou o comparsa, que segue foragido.

Iago Almeida / 07 abril 2025

Foto: CIDS / Prefeitura

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) abriu um inquérito para investigar a morte de um homem de 42 anos, que vivia em situação de rua em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Ele foi morto por espancamento, por volta de 2h30 da madrugada de sábado (5/4), na Avenida Vereador Antônio da Costa Rios, no bairro São Geraldo.

As câmeras de monitoramento da prefeitura de Pouso Alegre flagraram o espancamento. Algumas pessoas aparecem ao redor do homem, que já está caído na calçada, próximo a ponte do bairro São Geraldo. Dois homens batem no rapaz.

Em determinado momento, um deles pega uma bicicleta e sai, enquanto o outro acerta mais dois chutes na vítima, que tenta se levantar, mas não tem forças. Antes de fugir, o homem ainda dá um último pisão na cabeça da vítima, que aparenta já estar desacordada. Todos ao redor só ficam olhando a cena, sem fazer nada.

A equipe do centro integrado de defesa social acionou a Polícia Militar, que foi até o local e encontrou o homem com sangramento na cabeça. O Samu também foi acionado e constatou a morte da vítima. O corpo do homem foi levado para o Instituto Médico Legal.

A Polícia Civil esteve no local do crime e realizou a coleta de vestígios para iniciar a investigação. Um inquérito foi instaurado. Durante o rastreamento, a Polícia Militar prendeu um dos envolvidos no homicídio, um homem de 26 anos. Ele assumiu participação no crime e indicou o segundo autor, de 35 anos, que segue foragido.

O homem ainda disse para a polícia, que mataram a vítima por acreditar que o homem tinha furtado a bicicleta do autor, de 35 anos. Ele recebeu voz de prisão e foi levado para a delegacia de polícia civil.

A Polícia Civil disse em nota que o homem de 26 anos foi conduzido e ouvido pela autoridade policial, que ratificou a prisão em flagrante pelo crime de homicídio qualificado. Ele foi encaminhado direto ao sistema prisional, onde ficou à disposição da Justiça.

PMMG corrige informação da vítima

Em nota divulgada nesta segunda-feira, a Polícia Militar informou que a vítima foi identificada pelo IML como sendo Luiz Fernando de Morais, nascido em 8 de dezembro de 1988 e que vivia em situação de rua em Pouso Alegre. O nome foi corrigido, após outro nome ser divulgado anteriormente.

“Referente ao Homicídio ocorrido no dia 05/04 – sábado, devido ao fato de que a vítima era pessoa em situação de rua, esta foi identificada por testemunhas, que afirmaram de forma uníssona se tratar de Luciano G. de S., 48 anos, vulgo Paulistinha. Posteriormente, houve confirmação através do IML, de que a vítima se trata de Luiz Fernando de Morais, nascido em 08/02/1988”, disse a PMMG em nota.

Mais Lidas