Notícia

Menino autista volta a ter monitor no transporte escolar em Borda da Mata

Arthur estava sem frequentar a Apae por falta desse atendimento. Caso foi mostrado aqui no Terra do Mandu.

Terra do Mandu / 28 março 2025

O menino Arthur, de 5 anos, voltou a frequentar a APAE de Borda da Mata, Sul de Minas, nesta semana. O garotinho que tem grau três de autismo estava sem poder ir à instituição por falta de monitor no transporte escolar.

O apelo da família, que mora na zona rural do município, foi mostrado aqui no Terra do Mandu. Após a reportagem, a prefeitura de Borda da Mata voltou a ofertar o monitor para que a criança retomasse os estudos e acompanhamentos na APAE.

A família já havia acionado o Ministério Público pela falta do serviço. De acordo com a mãe de Arthur, Valéria Domingues, no ano passado, havia um monitor durante todo o ano, para acompanhar Arthur no ônibus.

“Neste ano, no segundo dia de aula, o monitor já falou que não teria mais como cuidar de Arthur, porque ele é mito agitado. Ele disse que tinha apenas um cinto de segurança, mas que estava quebrado e como o Arthur não parava, aí ele não conseguiria olhar o Arthur por esse motivo”, lamentou a mãe.

A família procurou a prefeitura desde 11 de fevereiro e a Promotoria da Comarca de Borda da Mata em 13 de fevereiro. Foi mais de um mês para Arthur voltar a ter o transporte com monitor.

Na Apae que Arthur passa por fisioterapeuta, psicopedagogo, psicólogo, neurologista, nutricionista, fonoaudiólogo e pediatra. A mãe explica que o atendimento é essencial para o desenvolvimento do filho. Confira na reportagem em vídeo acima.

Mais Lidas